Connect with us

CAMPO BOM

Sindicato dos Sapateiros: 57 anos na defesa dos direitos dos trabalhadores

José Germano Evs, do Conselho dos Aposentados; Elias Loureiro de Mello, Tesoureiro do Sindicato; Regina Knevitz, do Conselho dos Aposentados; presidente Vicente Selistre e os vereadores Victor de Souza e Valter Lemos

José Germano Evs, do Conselho dos Aposentados; Elias Loureiro de Mello, Tesoureiro do Sindicato; Regina Knevitz, do Conselho dos Aposentados; presidente Vicente Selistre e os vereadores Victor de Souza e Valter Lemos

Uma solenidade realizada no início da noite de segunda-feira (18) marcou os 57 anos de atividades do Sindicato dos Sapateiros de Campo Bom. Direção da entidade, representantes do Conselho Geral e convidados especiais confraternizaram e relembraram as muitas lutas e conquistas da entidade ao longe dessas quase seis décadas.

O presidente Vicente Selistre, em seu pronunciamento, ressaltou o patrimônio físico, político e de serviços da entidade, desde a sua fundação. “Nosso desafio deste ano, quando lembramos os 57 anos do Sindicato, é fazer a categoria participar ainda mais da vida do Sindicato, com desafios de criar o Conselho da Juventude, criar o Conselho da Mulher e reorganizar e fortalecer o Conselho dos Aposentados”.

A história do Sindicato dos Sapateiros de Campo Bom confunde-se com a história do município de Campo Bom. A vocação sapateira surgiu junto com a imigração e nos mesmo ano da emancipação político-administrativa, nascia, no dia 18 de abril de 1959, a Associação Profissional dos Trabalhadores na Indústria do Calçado de Campo Bom, entidade que anos mais tarde se tornaria um dos sindicatos mais importantes do Vale do Sinos.

Os trabalhadores de todo o Brasil ainda se ressentiam da morte de Getúlio Vargas (ocorrida em 1954), presidente da República que criou a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). Por esse e outros motivos, o sábado, 18 de abril de 1959, seria um dia histórico para os sapateiros e sapateiras de Campo Bom. Naquele dia, às 9 horas da manhã, num acanhado prédio da Rua São Paulo, 304 sapateiros, liderados por Diniz Alves da Silva, participaram da fundação da Associação Profissionais dos Trabalhadores na Indústria do Calçado de Campo Bom. Pedro Olímpio Tavares conduziu a reunião tendo Almir Maciel de Oliveira como secretario. Naquela ocasião, foram apresentados os nomes de Diniz Alves da Silva, Arno Vargas e Pedro Corrêa da Silva para disputar a presidência. Realizada a eleição, o resultado foi o seguinte: presidente – Diniz Alves da Silva; secretario – Arno Vargas; e tesoureiro – Pedro Corrêa da Silva.



 

 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados