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CAMPO BOM

Prefeitura entrega isenção de IPTU para mais de 300 aposentados

Cerca de 340 aposentados e pensionistas receberam ontem, 19, certificado de isenção do IPTUCerca de 340 aposentados estão com uma conta a menos no orçamento mensal graças à iniciativa da Administração Municipal que ofereceu a eles o benefício de isenção do IPTU. Os certificados que garantem a isenção para aposentados e pensionistas com renda até dois salários mínimos (entre outros critérios) foram entregues semana passada, no Ginásio Municipal Karl Heinz Kopittke, oportunidade em que o grupo aproveitou para se exercitar e vacinar-se  contra a gripe. “Muitos de vocês tem mais idade que a cidade de Campo Bom. Vocês ajudaram a construir o município e é graças ao trabalho de cada um que se fez tudo isso que faz de Campo Bom uma das melhores cidades da região. Hoje temos um hospital diferenciado porque o dinheiro do IPTU dos moradores nos ajudou a investir, o que justifica a importância desse tributo para a cidade, mas isenta-lo para pessoas como vocês, é uma forma de retribuição e de dizer muito obrigado” , frisou o  prefeito Faisal Karam. Desde 1994 que a isenção de IPTU é oferecida aos aposentados que se enquadram na legislação, sendo que a solicitação precisa ser renovada a cada ano, de um exercício para outro. Para ser beneficiado em 2017, as solicitações já estão sendo recebidas no setor de Protocolo.

A aposentada Maria dos Santos, 59 anos, conta que são 12 anos com o orçamento mais folgado graças ao benefício que a Prefeitura concede. “Estou muito, muito feliz, pois desde 2004 posso contar com a ajuda da Administração”, falou a moradora do bairro Operária. Já a aposentada Elena Colissi, 68, disse que durante 40 anos pagou o imposto. “Chegou a nossa vez, é o mérito de quem paga tudo direitinho e de quem trabalha pela cidade, então acho que nós merecemos”, falou ela que recebe o benefício há cinco anos. Para a dona de casa Avanir Silva Cardoso, 71, o orçamento está mais folgado neste ano. “É o primeiro ano que recebo o benefício. Com a situação econômica que o país passa está tudo tão difícil, e agora graças a Deus, com esta ajuda da Prefeitura, é uma conta a menos para pagar”, contou a moradora do bairro Cohab Sul.

Benefício precisa ser renovado

A titular da Secretaria de Finanças Fabiana Kellermann ressalta que para quem já recebe, o benefício precisa ser renovado ano após ano. Quem deseja ter isenção para o próximo ano, 2017, deve solicitar até o dia 30 de setembro na Prefeitura. Tem direito quem tem renda familiar de até dois salários mínimos, é proprietário de apenas um imóvel, resida nele e esteja em dia com os tributos municipais.  Após a solicitação de renovação, uma equipe de fiscalização faz vistoria no local em que reside o morador para conferir as informações. No momento da solicitação é necessário ter em mãos Carteira de Identidade; CPF; matrícula atualizada do imóvel junto ao Registro de Imóveis; Comprovante de residência; Comprovante de renda do INSS; Viúvo(a)  precisa ter em mãos também atestado de óbito se não tiver feito o inventário.




 

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