Connect with us

CAMPO BOM

Extintor de incêndio deixa de ser obrigatório em carros que circulam no Brasil

extintor-abcO uso do extintor de incêndio em carros passará a ser optativo no Brasil. A decisão foi tomada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nesta quinta-feira, 17, poucos dias antes da obrigatoriedade de circular com o extintor do tipo ABC, anunciada para 1º de outubro.

Por enquanto, circular sem o equipamento ou com ele vencido no carro é considerado infração média, com multa de R$ 127,69 e mais cinco pontos na carteira de motorista. O fim da obrigatoriedade do extintor para carros começará a valer a partir da publicação da resolução, o que deverá ocorrer nos próximos dias, segundo o Denatran.

Desde 1970, rodar sem o equipamento ou com ele vencido ou inadequado é considerado infração de trânsito. O Brasil é um dos poucos países que obrigava automóveis a ter o extintor. Nos Estados Unidos e na maioria das nações europeias não existe a obrigatoriedade.

O equipamento continua sendo exigido no país apenas para caminhões, caminhão-trator, micro-ônibus, ônibus, caminhonetes, camionetas, triciclos de cabine fechadas, e veículos destinados ao transporte de produtos inflamáveis.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados