CAMPO BOM

Campo Bom participa de simpósio em Curitiba sobre tratamento de efluentes, drenagem urbana e mitigação das mudanças climáticas

Buscando referências que possam ser adaptadas e implementadas no município, representantes de Campo Bom participaram do 7º Simpósio Brasileiro de Wetlands Construídos, realizado entre os dias 27 e 30 de outubro, em Curitiba (PR). O evento abordou soluções baseadas na natureza (SBN) aplicadas ao tratamento de efluentes, drenagem urbana e mitigação das mudanças climáticas.

Durante o simpósio, a comitiva campo-bonense acompanhou o ciclo de palestras técnicas que abordou experiências e pesquisas voltadas à aplicação de sistemas naturais de saneamento em diferentes contextos urbanos e rurais. Além da participação nas atividades formativas, o grupo apresentou o projeto do Parque de Saneamento Ecológico da Vila Rica, iniciativa municipal que propõe a integração entre tratamento de esgoto, educação ambiental e criação de espaços verdes multifuncionais.

A programação incluiu ainda visitas técnicas a projetos de referência urbanística na Capital paranaense, especialmente aos parques planejados para contenção pluvial e redução de enchentes — exemplos práticos de infraestrutura verde e planejamento ambiental que inspiram soluções sustentáveis para os desafios urbanos.
A secretária do Meio Ambiente de Campo Bom, Ana Luiza Orsi, ressalta que a participação teve como objetivo a capacitação técnica e a busca de referências que possam ser adaptadas e implementadas em Campo Bom. A ênfase está no uso de soluções naturais para problemas de saneamento e drenagem, integradas à criação de parques e áreas verdes que promovam o bem-estar da população, valorizem o espaço urbano e incentivem o turismo ambiental no município.

Sair da versão mobile