NOVO HAMBURGO
Carreata e esquete teatral encerram Semana do Trânsito em Novo Hamburgo

Mobilização foi realizada de 18 a 25 de setembro
Com uma carreata que passou pelo Centro da cidade e uma esquete teatral ao lado da Praça do Imigrante, alertando para os riscos de combinar álcool e direção, foi encerrada a programação da Semana do Trânsito em Novo Hamburgo. Com o tema “Desacelere – seu bem maior é a vida”, a mobilização teve como objetivo sensibilizar a população para a redução de acidentes e incentivar práticas seguras no trânsito.
Focado em ações educativas nas escolas, a cerimônia de encerramento, realizada no SEST/SENAT, também contou com a presença de alunos da rede municipal. Entre os pequenos, quem fez sucesso foram os mascotes da Guarda Municipal, o Amigão e a Amigona. O evento reuniu o vice-prefeito Gerson Haas, o presidente da Câmara de Vereadores, Cristiano Coller, e o deputado estadual Issur Koch, entre outras autoridades e representantes da sociedade civil.
O diretor de Transporte Público da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMADU), Eliseu Raimundo, destacou a participação das crianças durante as atividades. “Ver o olhar delas ao serem conscientizadas para um trânsito mais seguro, com menos acidentes, nos faz acreditar que ainda temos um bom trabalho a ser desenvolvido pela frente”, disse.
“Essa sala hoje estava repleta de alunos da rede pública municipal, que no futuro serão os nossos grandes motoristas. Hoje, pequenos alunos; no futuro, grandes motoristas”, declarou o diretor da Guarda Municipal, Émerson Edinei dos Santos.
Já o diretor de Mobilidade Urbana da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (SMOPI), Sandro Salazar, salientou a participação de todos os parceiros para que a campanha pudesse sair do papel. “Com isso, buscamos um motorista mais consciente, mais prudente no nosso trânsito. Temos muitos acidentes em Novo Hamburgo e é necessário esse trabalho de conscientização o ano inteiro”, ponderou.
A campanha contou ainda com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SMED), dos Centros de Formação de Condutores Novo Centro e Valderez, do SEST/SENAT, da Jet e da Auto Forte Proteção Veicular.
Mini pistas foram atração entre a gurizada
Durante a semana, várias escolas receberam atividades educativas, incluindo a mini pista de trânsito. Na quarta-feira (24), o dia foi marcado por aprendizado e diversão na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Maria Quitéria. Em alusão à Semana Nacional de Trânsito, 140 estudantes participaram de uma atividade com mini pista de trânsito, organizada pela Prefeitura de Novo Hamburgo em parceria com o CFC Valderez.
A prática envolveu turmas da Educação Infantil, com crianças de 4 e 5 anos, além dos 1º, 2º e 4º anos do Ensino Fundamental. Para a coordenadora da escola, professora Tatiane Andréa Becker Kremer, a experiência foi inesquecível. “Todas as nossas crianças participaram e foi encantador ver o brilho nos olhos delas”, disse.
Tatiane destacou ainda que os pequenos levam para casa o que aprenderam. Segundo ela, as práticas vivenciais são significativas justamente por envolver o corpo e a emoção. “Com certeza essas experiências vão cumprir o objetivo de deixar o nosso trânsito mais humanizado”, completou.
A coordenadora ressaltou que aprender brincando é uma das formas mais eficazes de conscientização. A proposta foi mostrar que atitudes responsáveis no trânsito fazem a diferença e ajudam a salvar vidas. Ela lembrou que os estudantes retornaram às salas de aula motivados a compartilhar com os colegas e familiares o que vivenciaram na pista educativa.
Os instrutores de trânsito do CFC Valderez, Diógenes Becker e Bruno Velho da Silva, foram os responsáveis por conduzir as atividades com os alunos.