NOVO HAMBURGO

Com presença do prefeito, ACI comemora 105 anos com solenidade histórica no Teatro Feevale

Evento reuniu autoridades, lideranças e empresários em uma noite marcada por homenagens e reflexões sobre o futuro da região

Mais que uma festa, foi um reencontro com a própria história. Aos 105 anos, a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha e Dois Irmãos e Ivoti (ACI) celebrou, na noite desta terça-feira (21/10), no palco do Teatro Feevale, uma trajetória que se confunde com o desenvolvimento de Novo Hamburgo e do Vale do Sinos — e apontou, com otimismo, para o futuro que ajuda a construir.

O prefeito de Novo Hamburgo, Gustavo Finck, ressaltou a relevância da entidade ao longo de sua trajetória. Com 105 anos, a ACI é mais antiga que o próprio Município, que completará seu centenário em 2027. “É uma instituição que fortalece nosso comércio e nossa indústria, e que tem papel fundamental na reconstrução da cidade e da região”, declarou.

Durante a solenidade, o presidente da entidade, Robinson Klein, destacou a força da ACI e o papel da inovação como motor do desenvolvimento regional. “Vários movimentos foram iniciados em Novo Hamburgo. Temos o Centro de Inovação e Tecnologia, a Lei de Inovação e a Aliança pela Inovação. Essa cultura se consolidou e agora vamos colher os frutos nos próximos anos”, afirmou.

O evento, que reuniu autoridades, lideranças e empresários do Vale do Sinos, também marcou a diplomação da nova diretoria para o biênio 2026–2027 e contou com a palestra do filósofo Luiz Felipe Pondé, que falou sobre o futuro da sociedade e os impactos da inteligência artificial.

Fundada em 18 de outubro de 1920, a ACI é hoje uma das principais entidades empresariais do Estado, reunindo mais de mil associados e representando diversos setores econômicos. Ao completar 105 anos, reafirma seu compromisso com o desenvolvimento, a inovação e o fortalecimento da economia local e regional.

Sair da versão mobile