NOVO HAMBURGO

Como evitar golpes e proteger suas compras online na Black Friday 2025

Especialista em segurança e tecnologia traz orientações práticas para apoiar o consumidor

Segundo estudo da Gauge/W3haus, do Grupo Stefanini, o comércio online brasileiro espera faturar cerca de R$ 13,6 bilhões na Black Friday 2025, com aproximadamente 17,2 milhões de pedidos e ticket médio estimado em R$ 808,00. A soma representa um novo recorde diante da alta de 16,5% sobre as vendas de 2024.

Esse avanço das compras digitais consolida a tecnologia como grande aliada dos consumidores — oferecendo conveniência, rapidez e novas formas de pagamento. No entanto, esse mesmo ambiente também amplia as brechas para golpes e fraudes virtuais, que se sofisticam a cada ano e exigem atenção redobrada dos usuários.

5 Dicas para aproveitar a Black Friday 2025 com mais segurança

Para ajudar os consumidores a identificar riscos e evitar armadilhas digitais, Paulo Luvizon, diretor da Protector Sistemas de Segurança, de Novo Hamburgo, traz orientações práticas sobre como reconhecer ofertas suspeitas, proteger dados pessoais e realizar transações de forma mais segura. Acompanhe:

1. Pesquise antes de comprar

Mesmo que pareça dispensável, comparar os preços com antecedência pode trazer muitas vantagens. “Isso ajuda não apenas a se certificar de que o desconto atual é real, mas também garante uma noção mais exata da média dos valores praticados no mercado”, pondera Luvizon. Dessa forma, é possível identificar e desconfiar de ofertas e descontos muito abaixo do mercado. Nesse sentido, é possível utilizar informações de sites e aplicativos de comparação, como Buscapé, Zoom, Pelando e Já Cotei.

2. Verifique a reputação da loja

Antes de fechar qualquer negócio, o diretor da Protector indica que o consumidor confira CNPJ, endereço e avaliações de outros consumidores. Para isso, sites como Reclame Aqui, Procon e Receita Federal ajudam a confirmar se a empresa é confiável. “Tão importante quanto avaliar o preço é certificar-se da reputação da organização com a qual você pretende fazer negócios”, assegura Luvizon.

3. Cuidado com links e promoções falsas

Especialmente em redes sociais, o cuidado deve ser redobrado em relação a perfis falsos e promoções enganosas. “Antes de clicar ou comprar algum produto, sempre confira se o site é o oficial e seguro —se ele inicia por (“https” e possui selos oficiais de certificação. Evite também usar redes Wi-Fi públicas durante as compras e mantenha o antivírus atualizado”, pontua Luvizon.

4. Prefira o cartão de crédito virtual

Para reduzir os riscos em compras online, o cartão de crédito virtual e o cartão virtual temporário costumam ser opções mais seguras. “Com eles você gera dados momentâneos e evita o uso do número do cartão físico, além de proteger suas informações pessoais”, explica Luvizon.

5. Fique atento também nas lojas físicas

As vendas de fim de ano costumam aumentar a movimentação de pessoas nas ruas e centros comerciais, o que exige atenção redobrada. “Carregue com você apenas o essencial, mantenha seus pertences próximos ao corpo, evite manusear grandes quantias em dinheiro e, sempre que possível, realize pagamentos por meios digitais”, recomenda Luvizon.

Ao estacionar, a dica é escolher locais bem iluminados e movimentados, assim como evitar deixar sacolas à vista dentro do veículo. “A mesma atenção vale para o uso do celular em locais públicos — o ideal é utilizá-lo com discrição, especialmente em áreas de grande circulação”, ressalta o diretor da Protector Sistemas de Segurança.

Para Paulo Luvizon, da Protector Sistemas de Segurança, a melhor forma de se proteger é manter o olhar atento. “A tecnologia é uma grande aliada, mas a segurança começa com o comportamento do consumidor. Assim, informação e cuidado ainda são as maiores defesas contra os golpes digitais”, finaliza o especialista.

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