NOVO HAMBURGO
Comusa projeta metas para o segundo semestre

Na tarde desta quinta-feira (24/07), a Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo, realizou uma reunião interna com foco na apresentação dos resultados do primeiro semestre da Diretoria Administrativa Financeira e na projeção de metas para a segunda metade de 2025. O encontro foi realizado no auditório do Centro de Educação Ambiental do Parque Floresta Imperial e contou com a presença de servidores de diversas áreas da autarquia.
Além da presença do diretor-geral, Paulo Roberto Kopschina, participaram, também, os membros das coordenações Financeira, de Suprimentos e Administrativa de Recursos Humanos, representantes da Diretoria Técnica, Diretoria Comercial e equipes dos setores Jurídico, Comunicação e Socioambiental. “Chamamos todos os setores para que tenham conhecimento do que está acontecendo na Comusa e para que se sintam parte do processo”, explica o diretor financeiro Emílio Kerber Filho.
Planejamento para o segundo semestre
Durante o encontro, foram detalhadas as próximas ações da Diretoria Administrativa Financeira. Entre elas, está a concretização do leilão de mais de 16 toneladas de materiais inservíveis, iniciado ainda no primeiro semestre, que além de gerar recursos também permitirá a reorganização de espaços da autarquia, como o almoxarifado localizado na BR-116.
Outro destaque será a regularização de mais de 83 terrenos pertencentes à Comusa, uma pendência histórica que remonta à criação da autarquia há mais de 25 anos. Também está prevista a consolidação do uso do cartão corporativo, o que deve representar mais segurança nos processos e praticidade para os detentores de suprimento de fundos.
A autarquia pretende ampliar a transparência com a divulgação ativa do calendário de licitações, inclusive com possibilidade de divulgação na imprensa. Além disso, seguirá com o plano de capacitação dos servidores, que teve aumento significativo no primeiro semestre, e realizará a aquisição de novos mobiliários para melhorar as condições de trabalho.
Está prevista ainda a contratação de pelo menos dez novos servidores concursados, o aprimoramento de funcionalidades do sistema IPM nas áreas financeira e contábil, a atualização do sistema de identificação dos servidores com a distribuição de novos crachás, e a consolidação da reorganização da frota operacional.
Equiparação salarial é prioridade entre as metas da autarquia
Entre as principais metas apresentadas para o segundo semestre está a discussão do Projeto de Lei do Novo Plano de Cargos e Salários da Comusa. A proposta tem como objetivo valorizar os servidores e evitar a perda de profissionais qualificados para outras cidades da região. “Essa é a nossa meta mais importante. A ideia é propor uma reestruturação de cargos e também uma mudança significativa na proposta de salários da Comusa, para que a gente consiga reter mais servidores”, destaca Emílio.
O diretor reforçou ainda que, assim que o decreto de calamidade financeira de Novo Hamburgo expirar, a proposta será apresentada ao Conselho Deliberativo da autarquia e, após, ao prefeito do município, Gustavo Fink, que já se mostrou positivo com essa mudança.
A reunião foi um momento importante para ressaltar os avanços já alcançados e reforçar o trabalho contínuo de melhorias que vem sendo conduzido pela Comusa. O encontro também fortaleceu a integração entre os setores e a transparência das ações planejadas para o futuro da autarquia que, para o diretor-geral, é fundamental para que novos objetivos sejam alcançados. “É nosso papel, enquanto equipe, nos unirmos cada vez mais e, assim, fortalecer nosso trabalho e buscar a excelência na entrega de nossos serviços à comunidade hamburguense”, destaca.