NOVO HAMBURGO

Curso capacita novos agentes da Guarda Municipal para atuação em resgates e eventos climáticos extremos

Os 29 novos agentes da Guarda Municipal, que integrarão as forças de segurança de Novo Hamburgo a partir do segundo semestre de 2026, participaram, nesta segunda-feira (29), de um curso da Defesa Civil, ministrado pelo diretor e também agente da Guarda, Gilson do Amaral. A atividade integra a programação da turma 16, em uma etapa inédita no processo de qualificação dos guardas, iniciado na primeira semana deste mês.

Entre os temas abordados na aula estão a legislação da Defesa Civil, a atuação integrada entre os órgãos de segurança e experiências práticas vivenciadas em situações reais, como as ocorridas em Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, e em Erechim, neste ano, além de ações realizadas no próprio Município durante os eventos climáticos extremos de 2024.

De acordo com Gilson do Amaral, este é o primeiro de dois encontros voltados especificamente à formação dos novos agentes na área de Defesa Civil. “Este encontro visa, primeiramente, trabalhar a parte teórica e a legislação que envolve a proteção civil. Em um segundo momento, os alunos passam por formação e preparo prático, relacionados a respostas e ações durante catástrofes”, comenta.

Ainda segundo Amaral, a iniciativa representa um avanço importante na capacitação dos novos agentes. “É um treinamento inovador por parte da Secretaria Municipal de Segurança Pública, para que a Guarda Municipal seja uma força de auxílio à Defesa Civil. Juntos, podemos fazer mais para cuidar da nossa gente”, destacou o diretor.

No que consiste a preparação para guarda municipal?

Conforme o inspetor-chefe do Departamento de Formação e Qualificação da Guarda Municipal, Vilson Cesar Romana, a preparação dos novos agentes segue a matriz curricular nacional para formação em segurança pública e as normativas da Polícia Federal, adaptadas à realidade do Município, conforme prevê o artigo 11 da Lei Federal nº 13.022/2014, o Estatuto Geral das Guardas Municipais.

A grade curricular é composta por oito eixos temáticos, que abordam assuntos como prevenção, atuação comunitária, conhecimentos jurídicos, defesa pessoal e legislação de trânsito, totalizando 648 horas de formação. Após essa etapa, os alunos passam por um módulo de formação complementar e por estágios supervisionados em áreas como operação e fiscalização de trânsito, radiocomunicação, patrulhamento comunitário, patrulhamento tático com motos, atendimento pré-hospitalar tático e teoria e prática de tiro em estande. Essa fase soma mais 418 horas.

Ao todo, a carga horária prevista do curso é de 1.066 horas, reforçando o compromisso do Município com a qualificação técnica, a integração entre as forças de segurança e a preparação dos agentes para atuar não apenas no patrulhamento das ruas, mas também em situações de emergência e proteção da população.

Sair da versão mobile