MEIO AMBIENTE

Diretoria de Proteção Ambiental de Novo Hamburgo apreende 80 aves silvestres

A Secretaria do Meio Ambiente (Semam), por meio da Diretoria de Proteção Ambiental (DPA), realizou a apreensão de 80 aves silvestres em 12 endereços pelo município na última quarta-feira (18/10).

A operação ocorreu a partir de uma denúncia anônima e contou com o apoio da Patrulha Ambiental (PATRAM) da Brigada Militar. Entre as aves apreendidas estão espécies como Azulão, Trinca-ferro, Canário da terra, Coleiro, Cardeal, Sargento, Tico-tico, Tico-tico Rei e Azulinho, além de uma ave estrangeira chamada “Soldadito Común”.

Os animais apreendidos que estão em bom estado de saúde serão reinseridos ao seu habitat após a avaliação de um biólogo. As aves inaptas ao voo, machucadas, filhotes ou que apresentam características que impossibilitem a soltura serão encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do IBAMA.

“Realizamos essas ações de soltura (ou não) visando garantir a chance de sobrevida e procriação das aves, assim como analisando para não interferir no equilíbrio dos ecossistemas”, explica a diretora do DPA, Maya Ruschel.

Os criadores das aves apreendidas foram notificados pela Semam e responderão a um processo administrativo, sendo multados por posse de animais silvestres de acordo com o enquadramento normativo artigo 24, item I do Decreto Federal 6514/2008.

A população pode denunciar de forma anônima cativeiros de animais silvestres pela Ouvidoria da Prefeitura nos telefones 3097-9400 e 3097-9401.

Sair da versão mobile