EDUCAÇÃO

Educação de Novo Hamburgo é destaque nacional em proposta de Educação em Tempo Integral

Experiência da EMEB Presidente Hermes da Fonseca será incluída em mapa do MEC como modelo inspirador

A Rede Municipal de Educação de Novo Hamburgo foi selecionada para compor o Mapa de Experiências Inspiradoras de Gestão e Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral, elaborado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB). A escolha foi feita após processo seletivo nacional, destacando o trabalho desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Presidente Hermes da Fonseca.

A experiência relatada pela escola evidenciou práticas que promovem o desenvolvimento pleno dos estudantes por meio de um currículo integrado, focado em projetos e oficinas interdisciplinares. Os impactos da proposta já podem ser observados nos resultados obtidos em avaliações externas, como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), e em instrumentos internos, como as avaliações de fluência de leitura e escrita. Dados do Departamento de Avaliação Municipal também apontam melhora no desempenho dos estudantes.

A gerente de Educação Integral do município, Vanessa Boeira, explica que o modelo adotado rompe com as avaliações tradicionais e investe em uma abordagem formativa e contínua. “Valorizamos o envolvimento dos alunos nas atividades, suas produções, participação em discussões e aplicação de conhecimentos em diferentes contextos”, afirma. Segundo ela, esse acompanhamento individualizado permite o ajuste constante das estratégias pedagógicas, promovendo avanços significativos na aprendizagem.

De acordo com o secretário de Educação, André Luís da Silva, Novo Hamburgo está consolidando um modelo de Educação Integral que supera a fragmentação do conhecimento e promove uma educação plural, participativa e conectada ao território. “Estamos comprometidos com o monitoramento das políticas educacionais e com a busca por equidade e qualidade no ensino”, destacou.

No ato da inscrição, a SMED anexou produção audiovisual que relatava a experiência na EMEB. O material foi produzido pela Diretoria-Geral de Comunicação, com imagens e edição de Gustavo Steffens e supervisão de Débora Ertel.

O exemplo da Hermes da Fonseca
A EMEB Presidente Hermes da Fonseca atende 189 estudantes da Educação Infantil (a partir dos 4 anos) até o 5º ano do Ensino Fundamental. Localizada em uma área de vulnerabilidade social, a escola aceitou o desafio de implantar a educação em tempo integral como resposta à Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê essa modalidade em ao menos 50% das escolas públicas, atendendo 25% dos alunos da educação básica.

A proposta pedagógica desenvolvida pela escola inclui, além do currículo convencional, aulas e oficinas como Vivências Matemáticas, Sustentabilidade, Cultura da Paz, Educação Digital, Expressões Culturais e Esporte e Corporeidade, com destaque para o judô. As atividades também abrangem temas como as Relações Étnico-Raciais (ERER), o combate ao bullying e cyberbullying, promovendo uma formação cidadã mais completa e conectada com as necessidades do mundo contemporâneo.

Com esse reconhecimento nacional, Novo Hamburgo reforça seu papel como referência em educação pública de qualidade, apostando na integração de saberes e no protagonismo estudantil como caminhos para a transformação social.

Sair da versão mobile