CAMPO BOM

Everton Gaide – É preciso coragem para se mostrar vulnerável  

Recentemente assisti uma palestra da Brené Brown, disponível na Netflix onde a pesquisadora e palestrante norte americana fala sobre a vulnerabilidade e como esta mesma vulnerabilidade nos garante a coragem para viver. Sim, entre outros temas, a vulnerabilidade é uma das temáticas que a escritora pesquisa e publica em seus livros. Ao longo da palestra ela fala sobre o quanto viver de uma forma plena exige se apresentar vulnerável. O grande desafio de se mostrar vulnerável é a coragem para encarar os julgamentos, principalmente das redes sociais onde os haters, que em muitos casos não estão construindo nada, adoram criticar aqueles que estão construindo coisas importantes para elas e para a sociedade.

Outro ponto interessante é que, segundo a palestrante, a vulnerabilidade é “o berço da inovação, criatividade e mudança”. Ou seja, essas habilidades são potencializadas sempre que encontra a vulnerabilidade. Importante destacar aqui, que ao falar em vulnerabilidade estamos falando em se mostrar de fato como somos, afinal, não somos competentes em todas as atividades que desenvolvemos ao longo da nossa vida e ao termos essa concepção sobre nós mesmos, abrimos a possibilidade de outras pessoas competentes possam nos ajudar. Além disso, não há dúvidas de que para se alcançar o sucesso é necessário se expor, pois, seguindo a palestrante, ninguém conquista vitórias sem experimentar frustrações, julgamentos e derrotas.

Para finalizar a reflexão, a palestra me trouxe várias reflexões centrais que achei interessante compartilhar com vocês, são elas: tudo bem se mostrar vulnerável; Vulnerabilidade é sinal de coragem; as pessoas não se importam tanto com você quanto você pensa; não considere críticas de quem não pode te agregar nada.

Sair da versão mobile