NOVO HAMBURGO
Guarda Municipal prende foragidos e intervém em brigas no Centro de Novo Hamburgo

Entre sexta e sábado, Guarda Municipal prendeu três foragidos na Praça do Imigrante e interveio em brigas
A Guarda Municipal (GM) de Novo Hamburgo prendeu dois foragidos da Justiça em ocorrências distintas na Praça do Imigrante, entre a manhã de sexta-feira (18/07) e a madrugada de sábado (19/07).
Na manhã de sexta-feira, durante patrulhamento preventivo, a guarnição foi acionada por populares após um furto no local. Um dos autores foi detido por frequentadores da praça. A vítima confirmou o crime e relatou que dois homens participaram da ação. O suspeito detido apresentava sinais de agressão e foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Centro antes de ser levado à Delegacia de Polícia. Ele tem antecedentes por furto qualificado, jogos de azar, desobediência, estelionato, roubo a pedestre e furto mediante destreza.
Já na madrugada de sábado, outro homem foi abordado por guardas municipais no mesmo local. Após verificação, constatou-se que ele estava foragido do sistema prisional desde dezembro de 2024. Ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) e, em seguida, reconduzido ao Instituto Penal de Novo Hamburgo. Ele possui antecedentes por perda de tornozeleira eletrônica, homicídio doloso, roubo de veículo e receptação.
Captura
Na manhã de sábado, a Guarda Municipal de Novo Hamburgo abordou uma mulher com mandado de prisão em aberto nos fundos dos banheiros públicos da Praça do Imigrante. Durante a verificação, foi confirmado que havia ordem judicial vigente contra ela, que foi conduzida à Delegacia de Polícia para confirmação do mandado. A abordagem foi registrada por câmera corporal e seguiu os protocolos operacionais da GM, incluindo revista pessoal acompanhada pelo companheiro da mulher. Não houve resistência nem necessidade de uso de algemas. Antes da apresentação na delegacia, ela passou por avaliação médica na UPA Centro.
Desordem
A Guarda Municipal de Novo Hamburgo atendeu também a duas ocorrências de confusão e agressão na madrugada deste sábado (19). A primeira aconteceu no Hospital Municipal, onde um homem — já conhecido por perturbações recorrentes em busca de medicamentos — desacatou funcionários e agentes, agrediu um guarda e precisou ser contido com algemas. Ele foi levado à UPA Centro, onde recebeu atendimento, e posteriormente encaminhado à Delegacia. O suspeito tem antecedentes por ameaça, lesão corporal, tumulto e posse de entorpecentes.
Na segunda ocorrência, uma mulher foi detida em uma casa noturna após agredir fisicamente outra mulher e resistir à abordagem dos agentes. A vítima apresentava lesões no rosto. A agressora precisou ser contida e foi autuada por embriaguez ao volante. Ambas as partes foram encaminhadas para atendimento médico e posterior registro na Delegacia de Polícia.