NOVO HAMBURGO

Guarda Municipal realiza oficina inédita para condução de viaturas

Corporação capacitou 44 agentes em dois dias de exercícios práticos no estacionamento da Fenac

A Guarda Municipal de Novo Hamburgo realizou, na quinta (24/07) e sexta-feira (25/07), uma oficina de técnicas de direção defensiva e evasiva em viaturas da corporação. Ao todo, 44 agentes, divididos em duas turmas, realizaram oito horas de exercícios práticos em um circuito montado no estacionamento da Fenac. A medida é inédita nos 33 anos de existência da corporação, que já projeta nova edição em agosto e pretende aplicar a oficina na formação de novos guardas.

As datas das atividades práticas foram escolhidas para coincidir com o Dia do Motorista, que, além de homenagear os profissionais dessa categoria, traz alertas aos cidadãos sobre comportamento responsável e o respeito às normas de trânsito. Na semana passada, os guardas foram submetidos a aulas teóricas

O objetivo foi trabalhar questões de controle de viatura, controle de aceleração, manobra de mão, frenagem, além de noções de cuidado com os veículos, desde a calibragem dos pneus até a identificação de peças com defeitos. Foram aplicados quatro exercícios: o oito, o slalom curto, o slalom médio e a prática de frenagem.

A condução foi do Departamento de Gestão de Pessoas, inspirada no trabalho já realizado com o Grupamento Especializado em Segurança com Motos (GESCOM). O inspetor-chefe Marcelo Marques, responsável pelo departamento e um dos instrutores do exercício, relembra que, antes da implementação da capacitação contínua, havia acidentes com os veículos e pouco tempo para manutenção.

“Isso prejudica a durabilidade dos veículos. Trabalhávamos muito com as motos, mas sem a técnica que hoje temos com os treinamentos. Conseguimos atingir esse equilíbrio com as motos e agora estamos buscando o mesmo com as viaturas”, diz Marcelo. Ele exemplifica que, com as motocicletas, o tempo de vida útil saltou de três para nove anos de uso.

“Eles precisam ter o controle da viatura, a posição das mãos ao volante, o momento da aceleração e o momento da frenagem em um resgate ou até mesmo com um acompanhamento. Essas noções, no dia a dia, evitam excessos e acidentes no desempenho do patrulhamento”, afirma Marcelo.

A oficina de direção foi idealizada após uma pesquisa feita pela equipe diretiva da Guarda Municipal, a qual indicou o alto número de sinistros envolvendo viaturas das forças policiais em todo o Brasil, alguns resultando em óbito, seja dos agentes, seja de terceiros.

“O que entendemos como acidente de trânsito, na realidade, é um evento que poderia ser evitado por meio de ações preventivas e mudanças de comportamento”, diz o diretor da Guarda Municipal, Émerson Edinei Lopes. Ele destaca a segurança viária como um dos pilares da corporação.

Sair da versão mobile