MEIO AMBIENTE

Inspetoria de Defesa Agropecuária será instalada em Lomba Grande

Anúncio foi feito durante aniversário de 60 anos do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Novo Hamburgo

O secretário estadual de Agricultura, Giovani Feltes, e a prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, anunciaram na última quinta-feira (14/12), a instalação de uma unidade da Inspetoria de Defesa Agropecuária (IDA) no bairro Lomba Grande. Com isso, produtores rurais hamburguenses não precisarão mais se deslocar até o município de São Leopoldo para buscar os serviços da Inspetoria.

“Para os produtores, será um ganho em razão do deslocamento, mas, também contribuirá para a execução de ações de fiscalização, vigilância em saúde animal e educação sanitária junto à comunidade rural”, explica a diretora de Fomento ao Desenvolvimento Rural em Novo Hamburgo, Cristine Becker.

Conforme o anúncio, realizado durante evento de comemoração dos 60 anos do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Novo Hamburgo, a unidade será estabelecida em 2024. Além da prefeita Fátima e do secretário Feltes, a direção do Sindicato Rural, comandado por Maria Daniela Rönnau, e os agricultores locais receberam várias outras autoridades, incluindo o novo presidente da Câmara de Vereadores, Gerson Peteffi, com forte presença no bairro, e também o vereador Ricardo Ritter.

A Inspetoria

As unidades locais de defesa agropecuária do Estado realizam medidas de defesa sanitária animal, com o objetivo de combater, prevenir, controlar e erradicar enfermidades. Dentre as atividades administrativas das inspetorias, há o cadastro de propriedades e produtores rurais, emissão de Guias de Trânsito Animal (GTA), realização de declaração anual de rebanho, atualizações rotineiras de cadastro e rebanhos, abertura e encaminhamentos de processos administrativos, entre outras.

As atividades técnicas das unidades de defesa agropecuária incluem a fiscalização sanitária animal, com objetivo de garantir a sanidade dos rebanhos, através de inspeção de propriedades rurais e seus rebanhos, empresas de produtos e subprodutos de origem animal, estabelecimentos de insumos veterinários, meios de transporte, trânsito, locais de concentração de animais e eventos agropecuários.

Também é feita a investigação epidemiológica de enfermidades de notificação (se necessário, com coleta de material) e saneamento dos focos de doenças relevantes para os programas sanitários que o Estado faz parte.

Sair da versão mobile