CAMPO BOM

Inverno começa nesta terça-feira com temperaturas abaixo da média para a estação

Às 6h14 da manhã desta terça-feira (21/06), começou oficialmente o inverno no Hemisfério Sul.  Também é o dia que acontece o fenômeno chamado solstício de inverno, quando ocorre o dia mais curto e a noite mais longa do ano.

De acordo com o meteorologista e encarregado da Estação Meteorológica de Campo Bom, Nilson Pedro Wolff, esse ano a tendência é de que o inverno tenha as temperaturas um pouco abaixo da média. De acordo com Wolff, junho já está com a temperatura 2,5 C °C abaixo da média, que é de 14,4 °C.

Wolff ainda comenta que o primeiro dia do inverno deve iniciar ainda com tempo bom, com temperatura baixa, na média de 8 °C. “Mas já no período da tarde deve ingressar uma linha de instabilidade através de uma frente quente que traz nebulosidade e chuva. Os volumes de chuva esperados para o primeiro dia do inverno é em torno de 20 a 25mm”, pontua o meteorologista.

Para o mês de julho, a média de temperatura esperada é de 13,7 °C. Já para o mês de agosto a média esperada é de 15,5. Em relação às chuvas, a precipitação em junho deve ficar dentro da normalidade, que é de 135,7 mm. “Para o mês de julho a média de chuvas esperada é de 165,6 mm, lembrando que o julho mais chuvoso aconteceu em 2013, com 450,6 mm. Já para o mês de agosto a média esperada é de 138,1 mm, e em 2013 ocorreu o mais chuvoso, com 370,7mm”, relembra.

Outro fenômeno que ocorrerá com frequência, de acordo com Wolff, será as geadas. “O que caracteriza muito bem a estação do inverno são as geadas, que já tem acontecido esse ano em Campo Bom e região. Inclusive tivemos a geada mais forte do ano neste domingo (19/06)”, explica.

De modo geral, Wolff comenta que são esperadas mínimas bastante baixas nos próximos meses. “E outro fenômeno que caracteriza muito bem a estação é a ocorrência de neve. Já tivemos uma precipitação de neve muito grande em São Joaquim, em 17 de maio, como ilustra a foto desta matéria”, comenta Wolff.

Foto: Neve em São Joaquim/SC, na noite de 17 maio / Crédito: CLIMATERRA

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile