NOVO HAMBURGO
Jovens do CASE Novo Hamburgo encontram oportunidades em projeto da Prefeitura

Novo Hamburgo – 07/01/2026
Ressocializar e capacitar jovens para o mercado de trabalho, abandonando uma vida de crimes, é um objetivo que vem sendo alcançado com o Projeto de Formação Laboral, no Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE) de Novo Hamburgo. Promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, e executada pela Associação do Bem-Estar da Criança e do Adolescente (AsBem), a iniciativa contínua realizou, na tarde desta quarta-feira (07/01), a formatura de mais duas turmas de socioeducandos.
Foram ofertadas as oficinas de Padaria e de Técnicas de Corte de Cabelo e Barbearia, com duração de 60 horas/aula, realizadas entre agosto e dezembro do ano passado. Entre as habilidades e competências desenvolvidas, destaca-se o incentivo ao empreendedorismo, para que os jovens possam buscar protagonismo fora do CASE.
Um exemplo é N., de 18 anos, que concluiu o curso de corte de cabelo e barbearia e já trabalha nos finais de semana, quando é liberado para visitar a família. “Sempre tive vontade de fazer curso, mas nunca tive condições porque é muito caro. Nem imaginava ter essa oportunidade. Minha família ajudou a comprar as máquinas e comecei a cortar todo final de semana”, explica.
Com o período de internação se encerrando em fevereiro, a meta do jovem é abrir uma barbearia com o irmão, de 20 anos. “Ensinei meu irmão e a gente vai tentar abrir uma barbearia, um negócio nosso. Se Deus quiser, vai dar certo.”
“Todos aqui estão em uma situação adversa, não há como dizer que não. Mas estão com a mente aberta e dispostos a aprender. Por que não abrir um negócio próprio? O conhecimento adquirido aqui permite isso e afasta os jovens da criminalidade”, destacou o diretor da Guarda Municipal, Emerson Edinei Lopes, que representou o secretário municipal de Segurança Pública, Rosalino Seara, na cerimônia.
Além do diretor Edinei, a coordenadora do Observatório da Segurança Pública da SMSP, Claudete Souza, prestigiou o ato. Também compuseram a mesa da cerimônia o diretor do CASE, Eloi Spohr, a presidente da AsBem, Ana Luísa Conti, a gerente administrativo-financeira da entidade, Lilian Seidl, e responsáveis pela área pedagógica do projeto.
Após a formatura, pães e bolos produzidos pelos socioeducandos da oficina de Padaria foram servidos aos internos, familiares e autoridades presentes, completando a celebração.