NOVO HAMBURGO
Linhas de ônibus são readequadas para Fundação Liberato e Universidade Feevale

A Diretoria de Transporte Público (DTP) da Prefeitura de Novo Hamburgo realizou adequações em linhas de ônibus a fim de beneficiar estudantes e funcionários da Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha e da Universidade Feevale. As mudanças partem de estudo em parceria com a Viação Santa Clara (Visac), empresa responsável pela operação do transporte coletivo no Município
As mudanças referentes à linha O61 I – Boa Saúde Via Liberato foram definidas após reunião realizada em 18 de agosto, na sede da DTP, com a presença do corpo técnico da Diretoria, representantes da Visac e o diretor executivo da Fundação Liberato, José de Souza. O encontro teve como objetivo avaliar soluções para facilitar o deslocamento dos alunos, em especial a conexão entre a Estação Novo Hamburgo da Trensurb e a instituição de ensino.
O estudo realizado pela DTP apontou como medida viável a alteração do ponto de partida da linha, que já estava em operação. O embarque, antes realizado na plataforma 2, passou a ocorrer na Rua 5 de Abril, ao lado do shopping. O horário de saída também foi ajustado para as 18h35, garantindo a chegada em tempo hábil dos alunos às aulas, sem afetar a passagem do ônibus pelos pontos centrais da cidade.
Segundo o diretor da DTP, Eliseu Raimundo, a alteração não se restringe aos estudantes. “Essa adequação traz benefícios a toda a população que utiliza a Estação Novo Hamburgo da Trensurb como ponto de integração para a região oeste da cidade”, destacou.
Além disso, outra mudança, atendendo quem se desloca para a Universidade Feevale, já tem data para entrar em vigor: 1º de setembro. A adequação da linha N12 A – Vila Nova via Hamburgo Velho partiu de um pedido da instituição para o transporte de funcionários até a área central, com ajustes de horários compatíveis com os turnos de trabalho.
Serão quatro adequações no horário de partida do Centro, com partidas da Rua 1º de Março às 13h55, 14h35, 15h15 e 16 horas, e outras quatro no sentido contrário, na Rua Ibirubá, no bairro Vila Nova, às 14h05, 14h45, 15h25 e 16h10. Os demais horários não sofrerão alterações.
A DTP reforça que não se trata da criação de novas linhas, mas sim de ajustes de itinerário e horários, realizados em conjunto com a operadora do sistema, visando atender de forma mais eficiente às necessidades da comunidade.