NOVO HAMBURGO
Município intensifica ações de segurança patrimonial na área central

Secretaria de Segurança Pública adota medidas para coibir furtos e arrombamentos
A Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP) de Novo Hamburgo intensificou as ações para coibir crimes na região central da cidade, especialmente os furtos e arrombamentos a estabelecimentos comerciais. Para isso, conta com o uso da tecnologia de reconhecimento facial, a ampliação do patrulhamento ostensivo da Guarda Municipal e orientações aos comerciantes. As estatísticas do primeiro semestre de 2025 mostram que houve uma redução de 66% nos roubos e furtos a comércios, com 16 ocorrências registradas, contra 47 no mesmo período do ano anterior, além do aumento na captura de foragidos e prisões em flagrante pela Guarda.
Embora os casos de arrombamento a estabelecimentos tenham apresentado um aumento pontual em 2025 em relação a 2024, o número ainda se mantém inferior ao registrado nos anos de 2023 e 2022. Mesmo assim, o tema requer a atenção da SMSP, que vem tomando medidas para coibir esse tipo de crime.
Entre as principais ações da SMSP está a atuação 24 horas da Guarda Municipal na Praça do Imigrante, com foco no atendimento de ocorrências relacionadas ao local e ao comércio do entorno. Também há patrulhamento constante de motociclistas do Grupamento Especializado em Segurança com Motos (GESCOM) por toda a área central, além do aumento na realização de abordagens noturnas a pessoas que circulam pela região.
O reforço tecnológico tem papel fundamental nessa tática adotada. Câmeras com reconhecimento facial estão instaladas em pontos estratégicos do Município, permitindo a identificação de foragidos da Justiça. Por meio dessa tecnologia e do trabalho de inteligência conduzido pelo Observatório da Segurança, o banco de dados de foragidos foi ampliado para 10 mil pessoas, abrangendo registros dos últimos dez anos.
Esse esforço resultou em um salto significativo nas prisões: enquanto, nos seis primeiros meses de 2024, foram recapturados 18 foragidos, no mesmo período de 2025 esse número subiu para 67, o que significa uma ampliação de 272%. O número de prisões em flagrante pela Guarda Municipal, neste recorte, também saltou de 57 para 104, um aumento de 82%.
Para o secretário municipal de Segurança Pública, Rosalino Seara, os resultados são fruto de um conjunto de medidas articuladas. “A soma de todos esses esforços, aliada à integração com o Estado, por meio da Brigada Militar e da Polícia Civil, tem sido fundamental para a melhoria dos números da segurança na região central”, destacou o secretário.
A integração com os comerciantes é outro ponto de destaque. Nesta terça-feira (22), uma reunião realizada na Prefeitura contou com a presença de representantes da Brigada Militar, da Polícia Civil e da SMSP, com o objetivo de prestar orientações e apresentar as ações em curso para garantir a segurança do comércio.
“Sabemos que ainda há muito a ser feito. A SMSP vem trabalhando para a redução de todos os índices de criminalidade. Para isso, além dessa integração entre as forças de segurança, contamos com o apoio da comunidade”, diz Rosalino.