EDUCAÇÃO

Paralimpíada Escolar 2025 têm início com Bocha Adaptada em Novo Hamburgo

Competição inclusiva reúne estudantes de diversas idades e escolas da rede municipal em evento promovido pela Secretaria Municipal de Educação

Nesta sexta-feira (23/05), a bocha adaptada deu início oficial à Paralimpíada Escolar 2025. A primeira modalidade esportiva da programação foi disputada nas categorias até 11 anos, até 13 anos e Livre, reunindo dezenas de alunos na Universidade Feevale – Câmpus I. A iniciativa visa promover a inclusão e incentivar a prática esportiva entre estudantes com deficiência das instituições escolares do Município.

Segundo o coordenador da Secretaria Municipal de Educação (SMED), Carlos Izidoro, a bocha adaptada é um esporte em que todos podem participar. “Nós fizemos adaptações para que os alunos possam jogar dentro de suas limitações e de suas possibilidades. Entendemos que atividades como essa são importantes para que eles possam sair de sua escola, conhecer um novo ambiente, interagir com outras crianças e conhecer um novo esporte, o que contribui para a formação integral dos estudantes”, explicou Izidoro.

Para as famílias, a atividade também representa uma oportunidade de desenvolvimento e socialização. Fernando Barbosa de Almeida, pai de Maria Clara de Almeida, de 7 anos, diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e aluna da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Coronel Guilherme Gaelzer Neto, destacou a importância do evento para a filha. “É a primeira vez que participamos de um evento como esse e esse tipo de atividade para ela é muito importante, por conta da socialização, da importância de aprender a gerenciar as emoções, como perder, ganhar, entender as regras”, afirmou.

A atividade integra a Olimpíada e Paralimpíada Escolares 2025, promovidas pela SMED de Novo Hamburgo, que começaram em 14 de maio e seguem até o final do ano, com outras modalidades. A próxima competição será na segunda-feira, 26 de maio, com as classificatórias de Futebol 7, Sub 11, masculino e feminino, na Wallau Centro de Esportes.

Sair da versão mobile