NOVO HAMBURGO
POLÍTICA NOVO HAMBURGO – Credenciamento para patinetes

Credenciamento para patinetes
A prefeitura abriu edital para empresas que desejarem se credenciar para explorarem os conhecidos patinetes na cidade. Apesar de já estar acontecendo o uso por uma empresa, não havia sido aberta a possibilidade para outras também ofertarem, assim como acontece hoje no caso das câmeras de segurança da empresa DGT. Mas na página oficial da prefeitura já é possível acessar o edital número 54/2025, onde consta todo o regramento.
Desaprovação das contas da ex-prefeita
Repercute forte nos bastidores a reprovação – pela Câmara Municipal – das contas da ex-prefeita Fátima Daudt (MDB). Entre ela e o prefeito Finck (PP) restaram farpas políticas e troca de “carinhos” públicos, mostrando que o atual prefeito não a perdoa por ter recebido, segundo ele, a prefeitura em estado de calamidade financeira. No círculo político do prefeito há o entendimento de que Fátima perde os direitos políticos, podendo gerar inelegibilidade e até mesmo impossibilidade de assumir função pública. Já por parte de apoiadores de Fátima, há a segurança de que o TCE teria recomendado a aprovação das suas contas, e que a decisão da Câmara de Vereadores, além de não gerar problemas eleitorais, não tem nenhum efeito jurídico que a prejudique.
Pinga fogo
– Cleidiane Sanmartin, advogada, é a mais nova diretora de projetos e captação de recursos na Secretaria de Gestão e Governança, comandada por Andrea Schneider. Antes ela atuava na Prefeitura de Campo Bom.
– Já Bruno Ibanez Vedooto, saiu da diretoria de projetos e foi nomeado como novo diretor de habitação do município. Ele trabalhava com a secretária de gestão e governança Andrea Schneider e agora vai trabalhar com a secretária de desenvolvimento social Anne Saul.
– Bruno vai ocupar o espaço político que era do Partido Republicanos, que tinha o arquiteto e Pastor Volnei Ferrari como diretor, e que acabou sendo exonerado pelo prefeito Gustavo Finck (PP).
Cidade inteligente
O próprio prefeito Gustavo Finck (PP) apresentou nesta quinta-feira, um dos seus principais projetos para a cidade, unindo tecnologia para modernizar a gestão e aproximar a prefeitura do cidadão, com entregas mais assertivas de serviços. O evento reuniu lideranças e entidades da cidade, como vereadores, secretários, ACI, CDL, Sindilojas, Judiciário, Brigada Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal.
SmartNH
A cidade inteligente será um programa que se chamará “SmartNH” e dentro de até 6 meses promete realizar entregas relevantes, principalmente na área da segurança pública. Ele vai se basear em muita tecnologia que terá uma fonte robusta de inteligência artificial, e que vai interagir com todos atores envolvidos, como prefeitura, secretarias, forças de segurança, entidades e população em geral.
Reconhecimento facial
Toda tecnologia vai trabalhar em cima do reconhecimento facial, e estará presente em centenas de sinaleiras, em escolas, postos de saúde, hospital, equipamentos públicos, e nas ruas em parceria com a iniciativa privada, onde atuará, principalmente, de forma preventiva.
Em 6 meses
O prefeito afirmou que em até 6 meses vai: – instalar mil câmeras com reconhecimento facial e leitura de placas com mais de 30 torres monitoradas; – implementar semáforos inteligentes em, no mínimo, 30% da cidade; colocar 8 viaturas nas ruas com câmeras de monitoramento em tempo real; – iniciar a colocação de câmeras de reconhecimento facial na frota de ônibus e veículos da faixa nobre; – implementar torres de monitoramento em escolas, prédios e vias públicas.
Compromisso de campanha
Com o anúncio, que contempla uma segunda etapa, o prefeito Gustavo Finck (PP) falou aos presentes que estava apresentando um dos projetos que seria o seu compromisso de campanha, o qual, segundo ele, foi muito bem estudado. Agradeceu e nominou as entidades, como ACI, CDL e Sindilojas, além dos representantes das forças de segurança e os deputados Issur Koch (PP), Delegado Zucco (REP) e Gaúcho da Geral (PSD). Koch e Zucco, que esteve na prefeitura antes do evento, estavam representados, e Gaúcho, que é secretário de estado de esportes, não compareceu.
Pinga fogo
– Alemão Klaus, ou conhecido como Klaus Hanisch Schuh, militante combativo do PL nas redes sociais, foi nomeado para um cargo de confiança de “Coordenador”, ligado ao gabinete do prefeito Gustavo Finck (PP).
– Luiz Paulo dos Santos Braga, que é policial da reserva na Brigada Militar, foi nomeado como “assessor” na secretaria de gestão e governança. Sua indicação foi do vereador Juliano Souto (PL).
Moção de repúdio ao Governo Leite
Pois não é que, após provocação desta coluna política, a Câmara iria propor uma moção de repúdio ao governo Eduardo Leite (PSD), por conta da não contemplação da nossa cidade no envio de verbas para o Hospital Municipal? Iria, mas acabou não acontecendo por um movimento político do prefeito Gustavo Finck (PP) que na mesma semana recebeu a Secretária Estadual da Saúde, Arita Bergman, onde teria ouvido que a cidade irá receber recursos para ajudar na carência que enfrenta na área financeira. Para não gerar atritos, pediu aos vereadores para retirarem a moção de repúdio que seria votada e encaminhada ao governador do estado.