NOVO HAMBURGO

Praça da Juventude fortalece laços comunitários e promove qualidade de vida no bairro Santo Afonso

Criado em 2014, espaço é referência em lazer e atividade física gratuita para todas as idades

Desde sua inauguração em 2014, a Praça da Juventude tem sido um verdadeiro ponto de transformação social no bairro Santo Afonso. Criada em uma região marcada por altos índices de vulnerabilidade social, o espaço se consolidou como o principal ambiente público de lazer da comunidade.

Coordenada pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), o local oferece uma variedade de oficinas e atividades físicas gratuitas voltadas para todas as idades, com o objetivo de proporcionar qualidade de vida, inclusão e desenvolvimento social. Hoje, cerca de 1 mil pessoas frequentam o espaço a cada semana. São ofertadas as modalidades de câmbio, capoeira, karatê, judô, futebol, futsal, vôlei, funcional, pilates, ritmos e caminhada/corrida somando 53 turmas.

Para a atleta da melhor idade, Marina Steffen Alievi, que participa das aulas de câmbio, a prática esportiva vai muito além da recreação. “Isso é qualidade de vida para nós, idosos. É saúde, é atividade física, é bem-estar físico e mental”, conta. O grupo de câmbio, que conta com 25 pessoas, joga duas vezes por semana e já fez o pedido para que a frequência aumente para três. “O esporte nos mantém ativos e unidos”, destaca Marina.

O impacto da praça é evidente também entre as crianças e adolescentes atendidos no contraturno escolar, com aponta o instrutor de Educação Física Valdeir Paiva “É muito gratificante poder tirar essas crianças das ruas e passar um pouco do que também nos foi ensinado. A gente preza muito pelos estudos, porque futebol profissional é loteria. A prioridade é que eles não larguem a escola”, afirma.

A colega de Valdeir, Veridiani de Lima, também instrutora, compartilha do sentimento de realização. “A gente aprende com eles tanto quanto eles aprendem com a gente. Além das atividades, oferecemos um espaço de acolhimento. Hoje atendemos cerca de 50 crianças entre 7 e 14 anos, sempre reforçando a importância da educação”, destaca.

Uma equipe de profissionais, que conta também com voluntários, desenvolve um trabalho contínuo junto à população. Os estagiários são selecionados conforme a demanda de horários, o que permite atender ao maior número possível de moradores.

Para diretor de Esporte e Lazer da SMEL, Rafael Lucas, o trabalho desenvolvido na praça só poder ser alcançado porque existe um esforço coletivo. “A Praça da Juventude nos orgulha pelos serviços oferecidos e pelo comprometimento dos nossos servidores, estagiários e voluntários”, pontua.

O espaço fica aberto para entrada do público das 8 às 18 horas. Para participar das aulas, basta se dirigir até o local e fazer a inscrição.

Sair da versão mobile