NOVO HAMBURGO

Prefeito Gustavo Finck recebe forças de segurança para primeira reunião do GGI-M de 2025

Representantes de diversos setores conheceram as propostas do programa Smart NH

Integrantes de diversos setores da segurança pública se reuniram nesta quinta-feira (09/10) com o prefeito Gustavo Finck e secretários municipais para o primeiro encontro do Gabinete de Gestão Integrada (GGI-M) de 2025. O foco da atividade foi aproximar as lideranças da atual gestão e apresentar o Smart NH, projeto que busca ampliar a segurança em Novo Hamburgo por meio da tecnologia.

De acordo com o prefeito Gustavo Finck, a ideia é trabalhar a segurança do Município não apenas com ações internas, mas sim em âmbito regional. “Precisamos pensar a segurança na região como um todo. Desta forma, conseguiremos fortalecer a segurança da melhor forma possível, o que torna ainda mais importante esse diálogo com todos órgãos”, afirma Finck. Outro objetivo é realizar reuniões mensais, tornando o GGI-M mais ativo.

Na apresentação do Smart NH, Finck exibiu o sistema de vídeomonitoramento de diversos pontos do Município, o qual conta com câmeras de alta resolução e ativas 24 horas, em um sistema compartilhado. Até o momento, 200 câmeras estão espalhadas no perímetro urbano e 700 nas estruturas patrimoniais, como escolas e postos de saúde. Desde o início do ano, o sistema foi decisivo para mais de 100 prisões realizadas pela Guarda Municipal, pois possibilitou a rápida identificação de foragidos da justiça.

O delegado da 1ª Delegacia de Polícia de Novo Hamburgo, Tarcísio Kaltbach, também destacou a importância da atuação conjunta entre as secretarias, forças de segurança e a população para reduzir os índices de criminalidade. Ele cita que fatores como a falta de sinalização, a iluminação precária e a ausência de comunicação entre os órgãos contribuem para a ocorrência de crimes, inclusive acidentes de trânsito.

“A segurança pública é feita com diálogo e diagnóstico. Quando integramos inteligência, investigação e observação territorial, conseguimos agir com precisão e reduzir os indicadores. É mérito de todas as forças envolvidas e da gestão municipal, que tem se mostrado comprometida com essa pauta”, afirma Kaltbach.

O diretor da Delegacia de Polícia Regional Metropolitana (DPRM), delegado Eduardo Hartz, elogiou a retomada destas reuniões e o Smart NH que, para ele, tem potencial para se tornar referência estadual em segurança pública. Hartz também reforçou que a segurança não é responsabilidade exclusiva das forças policiais, mas sim um esforço coletivo que envolve infraestrutura, serviços públicos e participação comunitária. “É um conjunto de ações que, no final, nos trazem proteção e principalmente a sensação de segurança. E isso só é possível quando todas as instituições estão integradas e comprometidas com o mesmo propósito”, afirma.

Combate à violência contra a mulher

A defensora pública Deise Sartori destacou a preocupação da Defensoria Pública de Novo Hamburgo com o enfrentamento à violência doméstica e à violência contra a mulher. Ela reforçou a importância de priorizar a instalação de uma unidade do Centro de Referência da Mulher (CRM), já prevista no Plano Plurianual (PPA), como parte de uma abordagem multidisciplinar que atenda não apenas às mulheres, mas também a grupos como crianças, adolescentes e idosos.

Além disso, Deise sugeriu investimentos em grupos reflexivos de gênero voltados para homens, reconhecendo o impacto dessas iniciativas na prevenção da violência. Ela ressaltou que a segurança pública está diretamente ligada ao acesso aos direitos básicos, especialmente para mulheres em situação de vulnerabilidade. “A mulher é a principal cuidadora da sociedade. Quando protegemos e fortalecemos o atendimento a ela, estamos cuidando de toda a rede familiar e promovendo segurança pública de forma estruturada”, afirma.

Esteve presente também a chefe de equipe do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case NH), Yasmin Vieira. A entidade é referência para o atendimento de crianças e jovens infratores para diversos municípios do Vale do Sinos, ofertando a ressocialização por meio de oficinas profissionalizantes. De acordo com Yasmin, está é a primeira vez que a entidade é convidada a participar da reunião do GGI-M nos últimos nove anos.

Ações com forças de segurança de outras cidades

O diretor da Guarda Municipal, Emerson Edinei Lopes, avalia como positiva a liberdade concedida à corporação para atuar em conjunto com as forças de segurança de outros municípios, em especial nas proximidades de escolas nas zonas limítrofes de São Leopoldo, Campo Bom, Gravataí e Sapucaia do Sul. Segundo ele, as operações contam também com o apoio de empresas privadas, sensibilizadas para colaborar com a proteção da comunidade.

Para o secretário de Segurança Pública, Rosalino Seara, a ação é importante e garante resultados.. Ex-delegado regional do Vale do Sinos, ele reforça a importância da ação conjunta com as demais forças de segurança da região. “O compartilhamento de informações nos possibilita chegar a um cenário mais próximo da realidade, permitindo um melhor planejamento”, afirma.

Além destes, estiveram presentes integrantes da Brigada Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Conselho Tutelar e Instituto Geral de Perícias (IGP). Pela gestão municipal, participaram da reunião o procurador-geral do Município, Vanir de Mattos, e os secretários da Fazenda, Michele Antonello; de Cultura, Angelo Rheinheimer; de Educação, André da Silva; e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Anderson Bertotti. A vereadora Daia Hanich também integrou o encontro.

Saiba mais sobre o Smart NH

O Smart NH é fundamentado em cinco pilares estratégicos: segurança inteligente, gestão pública integrada, mobilidade e infraestrutura inteligente, cidade conectada e participação cidadã. Esse programa contempla diversas ações como a parceria público-privada (PPP) para iluminação pública, que já tem projeto em andamento em Novo Hamburgo; sistema de alertas intersetoriais com inteligência artificial para prevenção de riscos; entre outros.

Sair da versão mobile