NOVO HAMBURGO

Prefeitura assina termo que autoriza Feevale a construir prédio do Anexo III no Hospital Municipal

Universidade também fará o projeto para prédio de atendimento da Oncologia

Uma grande notícia foi anunciada para a comunidade de Novo Hamburgo nesta sexta-feira (25/04). A Prefeitura e a Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), mantenedora da Universidade Feevale, assinaram um termo aditivo para a construção do Anexo III no Hospital Municipal.

Além disso, foi assinado um protocolo de intenções para elaboração do projeto arquitetônico básico de um prédio que será destinado à oncologia. Como o governo do Estado já garantiu ao Município apoio, em breve o atendimento dos pacientes oncológicos, hoje realizado em Taquara, voltará para Novo Hamburgo.

“É um dia muito feliz, com duas assinaturas importantes para o Município. É a doação da Universidade de Feevale de um prédio de cinco andares para cuidar da pediatria, para cuidar das nossas crianças”, comemora o prefeito Gustavo Finck.

Como contrapartida para o curso de Medicina, implantando em 2017 pela Feevale, a instituição construirá um prédio de cinco andares, que soma um investimento que pode chegar a R$ 30 milhões, totalizando 4,1 mil metros quadrados de área construída.

Os três primeiros andares serão destinados à Pediatria, com leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), ambulatório, sala de recreação, lactário e sala de espera para as famílias, sendo este dois últimos pedidos feitos pelo Município e atendidos pela Feevale. O quarto andar será disponibilizado para a Secretaria Municipal de Saúde, que vai estruturar uma nova unidade de internação para adultos. O espaço terá 28 leitos.

Já o quinto andar será dedicado aos cursos da área da saúde da Instituição, para atender os alunos e ofertar um espaço confortável para o descanso e estudo dos médicos que atendem no hospital. A apresentação do projeto ficou a cargo do superintendente executivo da Feevale, Roberto Sarquis Berte.

Segundo Finck, o governo do Estado garantiu que vai equipar o quarto andar do anexo III e vai auxiliar com recursos para que o prédio da oncologia saia do papel.

Projeto parado desde 2021

Conforme o presidente da Aspeur, Marcelo Clark Alves, desde 2021 a instituição tentava destravar o projeto junto à Prefeitura, o que só foi possível no começo deste ano quando o Executivo abriu as portas para dialogar. “Não é a Prefeitura e a Feevale que ganham com esse aditivo. É a comunidade que ganha e, a partir deste momento, vamos dar a maior celeridade nesse processo”, disse.

Embora o prazo estipulado para execução do projeto seja de 24 meses, a intenção é concluir a obra antes. “Quem sabe este será o presente de 100 anos para o Novo Hamburgo”, disse o prefeito.

O reitor da Universidade Feevale, José Paulo da Rosa, destacou a importância da parceria e pontuou que saúde e educação são dois temas fundamentais para a sociedade. “Temos que estar felizes por investir em educação e em saúde. Para superar os problemas, precisamos de boas estruturas, bons professores e de uma boa proposta pedagógica”, pontuou. “Enfim, de uma série de fatores que influenciam na qualidade da educação”, destacou, acrescentando que o compromisso da Feevale é construir uma comunidade melhor, juntos”, concluiu.

Quem também comemorou o anúncio do projeto para um prédio destinado à oncologia foi a Liga Feminina de Combate ao Câncer, que se fez presente com a presidente Daniela Lessa da Silva e a voluntária Regina Dau. “É uma grande honra de estarmos aqui presentes para receber essa notícia. A gente recebe este anúncio com muito otimismo de que a oncologia vai voltar para Novo Hamburgo”, disse.

“Essa é notícia que realmente deixa o nosso dia mais feliz. De sabermos que teremos um espaço com qualidade e excelência para oferecer a nossa população. Obrigada à Universidade Feevale”, comentou a titular da SMS, Betina Espindula.

Ainda marcaram presença o vice-prefeito, Gerson Haas, a diretora-presidente da Fundação de Saúde Novo Hamburgo (FSNH), Vania Horbach; o presidente da Câmara de Vereadores, Cristiano Coller, secretários municipais, vereadores e conselheiros da Aspeur e pró-reitores da Feevale.

Como ficará o Anexo III:

Térreo: unidade de atendimento ambulatorial pediátrico. Este pavimento terá sala de observação, com 11 leitos coletivos, quatro leitos de isolamento, sala para inalação e reidratação, sala para emergência e demais espaços de atendimento.

2º andar: unidade funcional de internação para tratamento intensivo (UTI) pediátrica, com oito leitos individualizados e dois leitos de isolamento e demais espaços de atendimento.

3º andar: unidade funcional de internação pediátrica, configurada com 24 leitos em enfermaria, um leito de isolamento e demais espaços de atendimento.

4º andar: a Secretaria Municipal de Saúde vai estruturar uma nova unidade de internação para adultos, com 27 leitos e um leito de isolamento, bem como respectivas áreas de apoio.

5º andar: será destinado aos cursos da área da Saúde da Feevale, para realização de atividades teóricas de apoio às práticas. Serão oito salas de estudos em grupo, vestiários e dormitório para os estudantes que estiverem de plantão, além de áreas de apoio.

Sair da versão mobile