NOVO HAMBURGO

Prefeitura de Novo Hamburgo resgata falcão-peregrino no bairro Ideal

Novo Hamburgo – 11/01/2026

Uma ave que pode alcançar mais de 300 km/h e viajar 11 mil quilômetros do hemisfério norte para o hemisfério sul na sua migração. Um exemplar do falcão-peregrino foi resgatado neste domingo (11/01), no bairro Ideal, durante o plantão da Diretoria de Proteção Ambiental (DPA), após solicitação de resgate.

A ave foi atingida por um tiro de arma de fogo na asa direita e não possui condições de voar. Atualmente, está na sede da DPA, no Parcão, e será encaminhada ainda nesta semana para uma clínica de reabilitação em Porto Alegre para animais silvestres.

O falcão-peregrino é uma ave migratória presente em praticamente todo o planeta, com exceção da Antártica. “A espécie se reproduz no hemisfério norte e, durante o período de inverno rigoroso dessas regiões, migra para áreas mais quentes, como o Brasil, onde passa o verão. Essas migrações podem alcançar cerca de 11 mil quilômetros de distância entre um hemisfério e outro”, destaca o biólogo Carlos Normann, da DPA, vinculada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMMADU).

A alimentação do falcão-peregrino é baseada principalmente em outras aves, especialmente pombos, que são abatidos em pleno voo por meio de mergulhos em alta velocidade, amplia o biólogo. Além disso, também captura caturritas, aves aquáticas, morcegos e outros animais voadores. No Brasil, a espécie não se reproduz, sendo que os exemplares que aparecem no país geralmente vêm de regiões como o Canadá ou o norte dos Estados Unidos.

Historicamente, o falcão-peregrino já esteve seriamente ameaçado de extinção em razão do uso do pesticida DDT, que afetava sua reprodução. Com a proibição e a moratória desse produto, a população da espécie conseguiu se recuperar, tornando-se hoje um símbolo de sucesso na conservação ambiental.

Normann amplia que, além de sua importância ecológica, o falcão-peregrino é amplamente utilizado na falcoaria e desempenha um papel fundamental no controle de aves em aeroportos, evitando colisões entre pássaros e aeronaves. Em ambientes urbanos, é comum que apareça caçando pombos e outras presas aladas, contribuindo para o equilíbrio das populações dessas espécies.

Importante destacar que o falcão-peregrino não representa ameaça aos seres humanos e, inclusive, auxiliam no controle da população de pombos, sendo um aliado na saúde pública e no meio ambiente. O serviço da DPA, para resgate de animais silvestres, pode ser acionado pelo contato (51) 3097-1990 em horário comercial. Já o telefone de plantão funciona de quinta-feira a domingo. Na quinta e sexta-feira, das 19 às 23 horas, e aos sábados e domingos, das 12 às 23 horas. O número é (51) 99645-7266, somente para ligações.

Sair da versão mobile