NOVO HAMBURGO

Prefeitura remove construções interditadas e abandonadas no bairro Santo Afonso

Ação integra os trabalhos de recuperação do dique; parte das moradias estava em área de ocupação irregular

A Secretaria de Obras Públicas e Infraestrutura (SMOPI), com apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMMADU), está realizando a demolição de cerca de 30 edificações desabitadas e impróprias para moradia no bairro Santo Afonso nesta sexta-feira (22/08).

“Essa medida é fundamental para impedir novas ocupações e permitir o avanço das intervenções no dique. O local onde estavam as construções será transformado em uma zona de preservação, nas proximidades da foz do Arroio Gauchinho”, afirma o secretário da SMMADU, Anderson Bertotti.

As moradias — em sua maioria de madeira e em estado precário — foram afetadas pela enchente de maio de 2024 e possuem laudo técnico da Defesa Civil, indicando comprometimento estrutural e risco à segurança de eventuais ocupantes. Algumas dessas estruturas ficam nas ruas Leopoldo Wasun e Hugo Erni Feltes.

A secretária de Desenvolvimento Social e Habitação (SDSH), Juciane Saul, ressalta que muitos dos imóveis demolidos estavam em terrenos públicos, completamente desocupados e sem sinais de uso recente. “As famílias que viviam em parte dessas casas antes da operação de hoje foram atendidas pelo programa Compra Assistida e já se encontram em novos lares”, pontua.

Até o momento, 238 moradores de Novo Hamburgo foram contemplados no programa do Governo Federal, por meio da Caixa Econômica e disponível no site oficial do Compra Assistida. Já a obra do dique está em 60% de conclusão.

Sair da versão mobile