NOVO HAMBURGO
Prefeitura tomba sede cultural do Grêmio Atiradores como patrimônio histórico e cultural de Novo Hamburgo

Notícia foi comunicada ao clube durante comemoração do aniversário de 133 anos
No dia em que o Grêmio Atiradores Novo Hamburgo completou 133 anos, o clube mais antigo em atividade da cidade teve sua sede cultural tombada como patrimônio histórico e cultural do Município. O decreto 11.980/2025 foi assinado nesta sexta-feira (18/07) pelo prefeito Gustavo Finck e a notícia comunicada à entidade pelo Executivo no coquetel em comemoração ao aniversário. “Este é um presente para essa entidade que faz parte da história de Novo Hamburgo. Parabéns por vocês estarem de volta à sede que é um prédio importante para a cidade”, destaca Finck.
Já o secretário de Cultura, Angelo Reinheimer, salienta a relação do Atiradores com a imigração alemã, o que marca até hoje a identidade cultural do Município. “Nós sabemos da luta que essa instituição teve para recuperar a sua sede. Essa retomada é muito importante para cidade, pois esse é um grande espaço cultural e de entretenimento. O tombamento é um reconhecimento que muitas outras possibilidades”, disse.
A decisão da Prefeitura reconhece o valor histórico, cultural e arquitetônico do imóvel como testemunho importante da memória de Novo Hamburgo e também atende um pedido do Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Histórico e Cultural (CMPHC). A presidente do Atiradores, Sabrina Wildner, não conseguiu conter a emoção ao ser comunicada do tombamento. “É uma sensação única de resgatar um prédio histórico como esse, um patrimônio que guarda muitas memórias afetivas da cidade”, declarou.
O imóvel, localizado na Rua Marcílio Dias, chegou a ser vendido 2007, negociação que foi parar na Justiça por falta de pagamento. Em 2024, no marco dos 200 anos da imigração alemã, a sede voltou para o clube, sendo o evento realizado ontem o marco desta conquista na história do Atiradores.
O decreto destaca a área construída de 1.955,37 metros quadrados, com blocos de construções contíguas que abrigam áreas internas compostas por elementos marcantes da sua singularidade, como: recepção com piso xadrez, salões com piso parquet, banheiros com ladrilhos hidráulicos, salão de baile, entre outros.
O Grêmio Atiradores Novo Hamburgo teve origem na Sociedade Atiradores de Novo Hamburgo, fundada pelos imigrantes alemães em 18 de julho de 1892. Em 1958, a entidade se uniu ao Grêmio da Mocidade Bailante, criado em 11 de fevereiro de 1921.
Seus símbolos são um pavilhão e um distintivo em forma de escudo, com as cores do uniforme em preto e branco.