NOVO HAMBURGO
Procuradoria-Geral de Novo Hamburgo é finalista em prêmio de inovação sobre uso de IA em processos jurídicos

Reconhecimento é pela criação de treinamento para procuradores utilizarem plataforma de inteligência artificial para agilizar e facilitar o trabalho
Novo Hamburgo dá passos largos no uso da inteligência artificial para facilitar e agilizar os processos jurídicos encabeçados pela Procuradoria-Geral do Município (PGM). Esse trabalho foi reconhecido no Prêmio de Inovação do Judiciário Exponencial (J.Ex), promovido pela Fundação Instituto de Administração (FIA), com o objetivo de reconhecer e incentivar iniciativas e projetos inovadores nos setores de tecnologia, gestão e metodologias no âmbito do Ecossistema de Justiça.
“Facilitar e agilizar os processos é um dos objetivos do governo desde o seu início, principalmente em um setor que nos traz segurança jurídica e respaldo nas decisões tomadas pela administração. E ter o reconhecimento em um prêmio nacional é motivo de orgulho para toda a nossa equipe”, comenta o prefeito Gustavo Finck.
De Novo Hamburgo, é finalista a procuradora Renata Matarazzo Lopes, na categoria “Executivo de Inovação – Pessoas”. A servidora elaborou um programa de treinamento “MinutaIA em Minutos” para o uso do MinutaIA, plataforma digital que cria minutas a partir do conteúdo de documentos analisados por inteligência artificial. Inclusive, esse foi o único projeto de uma procuradoria municipal na categoria em todo o Brasil.
“Estar entre os finalistas é uma enorme satisfação e um reconhecimento do trabalho coletivo da nossa Procuradoria. Essa conquista reforça o papel da PGM como referência em inovação jurídica e transformação digital”, diz Renata. Ela comenta que o projeto surgiu a partir da troca de ideias com a procuradora Cinara de Araújo Vila, a qual apresentou a plataforma para a PGM.
A partir do uso, o setor passou a otimizar a tramitação de execuções fiscais, focando em processos mais antigos. Com os primeiros resultados, surgiu o desafio de transformar a prática em um projeto institucional, incentivando o uso da ferramenta pelos demais procuradores. “Todos os finalistas serão homenageados como forma de reconhecimento pelos projetos desenvolvidos e o mais votado recebe o troféu”, finaliza Renata. A votação final é popular e a premiação será entregue em 24 de novembro.
“A inovação faz parte da nossa cultura institucional e ver um projeto nascido dentro da PGM ser reconhecido nacionalmente reforça nosso compromisso com a eficiência, a tecnologia e a transformação digital no serviço público”, afirma o procurador-geral do Município, Vanir de Mattos.
O J.Ex premia iniciativas e representantes de órgãos e entidades do Ecossistema de Justiça Brasileiro e Internacional, com tribunais superiores, tribunais de justiça estadual, tribunais federais, eleitorais, trabalhistas e militares, defensorias públicas, procuradorias, ministérios públicos, conselhos superiores, órgãos de controle e cortes internacionais.