NOVO HAMBURGO

Rótula será construída para melhorar a mobilidade na Avenida Maurício Cardoso e região

Com o objetivo de melhorar o tráfego de veículos na parte alta da área central, está prevista para iniciar no dia 18 de agosto, uma quinta-feira, a construção de uma rótula no encontro da Avenida Doutor Maurício Cardoso com a Rua Joaquim Nabuco. O local será fechado para o trânsito, sendo permitido apenas o acesso dos moradores e comerciantes. Algumas vias próximas também serão afetadas (ver mapa) e sinalizações de trânsito serão fixadas para informar os desvios aos condutores.

A previsão inicial, se as condições climáticas permitirem, é que a construção dure até 60 dias, abrangendo o fechamento das vias, a preparação do local e o início e término da obra. A ação está sendo realizada obedecendo aos levantamentos realizados no Plano Diretor de Mobilidade Urbana (PDMU) do município.

“Essa obra é de extrema importância para melhorar a mobilidade da região, respeitando e realizando o que foi estabelecido no Plano Diretor de Mobilidade Urbana”, explica a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Roberta Gomes de Oliveira.

A obra será uma contrapartida da empresa Athivabrasil, que realiza um empreendimento imobiliário nas imediações. Toda a execução dos serviços serão fiscalizados pela Secretaria de Obras Públicas, Serviços Urbanos e Viários (Semopsu).

“Trata-se de uma obra importante para nossa cidade. Acompanharemos de perto todo o processo, visando minimizar possíveis transtornos, entregando para a comunidade um avanço para nosso trânsito”, comenta a secretária de Obras Públicas, Serviços Urbanos e Viários, Greyce da Luz.

Rotas alternativas

Para os condutores que trafegarem na Avenida Doutor Maurício Cardoso, no sentido do Centro para ao bairro, terão que dobrar a primeira à direita na Rua Arapuã, depois primeira à esquerda na Rua Araguaia, retornando para a avenida na primeira à esquerda na Rua Araponga. Já os condutores que estiverem trafegando no destino do bairro para o Centro deverão dobrar à direita na Rua Marechal Floriano, depois primeira à esquerda na Rua Quintino Bocaiúva, retornando para a avenida na primeira à esquerda na Rua Urca.

A orientação é que se possível, a população faça opções por rotas alternativas. Os condutores podem utilizar vias como as avenidas General Daltro Filho, Victor Hugo Kunz e ruas como a Sapiranga, Carioca / São Jerônimo, Vidal Brasil e Barão de Santo Ângelo como rotas alternativas.

Sentido único em três vias

A Diretoria de Trânsito implementará mudanças em três vias da cidade. A partir da próxima terça-feira (09/08), as ruas Heller, Augusto Jung e Araguaia começarão a ter o trânsito alterado, passando a ter o tráfego permitido apenas em “mão única”.

Na Rua Heller, o tráfego de veículos será permitido apenas no sentido do centro para o bairro. Na Rua Augusto Jung, a mão será no sentido inverso, do bairro para o centro. Já na Rua Araguaia, o sentido único será permitido da Rua Caiapós para a Rua Carioca.

As três vias ganharão sinalização indicativa com os sentidos permitidos. As mudanças ocorrerão se as condições climáticas permitirem na próxima semana.

Linhas de ônibus

Com a obra em andamento algumas modificações serão realizadas pela Diretoria de Transportes para dar uma melhor alternativa aos usuários dos ônibus. As linhas Jardim Mauá, Vila Nova via Hamburgo Velho, Rondônia/Hamburgo Velho, sentido do Centro para o bairro e bairro para o centro, como também a Linha Nova via Hospital Municipal terão itinerários diferentes, o que poderá acarretar aumento no tempo de viagem.

Duas paradas de ônibus sofrerão alterações de local. Os usuários da linha de ônibus Jardim Mauá que embarcam e desembarcam na Avenida Maurício Cardoso, na altura da padaria Trentim, deverão utilizar o serviço na Rua Araguaia esquina com a Rua Araponga. Já a linha Vila Nova via Hospital Municipal que utiliza o embarque e desembarque na Rua Joaquim Nabuco, na altura da Comusa, deverão utilizar a parada da Rua Bento Gonçalves, altura do calçadão Oswaldo Cruz. Os demais locais permanecerão sem alterações.

Sair da versão mobile