NOVO HAMBURGO

Sabadão da Saúde leva ações de prevenção e bem-estar ao Parcão

Proposta é ampliar o alcance dos cuidados com atividades fora das unidades de saúde do Município

Aproximar a saúde da comunidade de maneira leve e acessível a todos os públicos é uma das metas da atual gestão municipal de Novo Hamburgo. Exemplo disso foi o Sabadão da Saúde, realizado neste sábado (25/10), no Parcão, com uma programação repleta de atividades para toda a família, unindo cuidados com a saúde e momentos de lazer. A proposta da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é ampliar o alcance das ações de cuidado, levando-as para fora das unidades de saúde.

Das 9 às 16 horas, os visitantes puderam atualizar vacinas, realizar testes rápidos, aferir a pressão arterial e receber orientações de equipes multiprofissionais de saúde. “Temos feito diversas ações nesse sentido, em espaços públicos abertos e dias mais flexíveis, como é o sábado. Assim, a comunidade pode tanto aproveitar quanto ter, simbolicamente, um lembrete de cuidar da sua saúde”, explica a secretária de Saúde, Betina Espindula.

A moradora do bairro Vila Nova, Sildene Götz, compartilha dessa visão. Mesmo sem histórico de problemas relacionados à pressão arterial, ela sempre aproveita ações como essa para fazer a aferição. “Tenho aparelho em casa, mas é sempre bom fazer com profissionais. As pessoas nem sempre têm tempo de ir ao médico e podem, em um momento de lazer, descobrir algum problema”, disse.

A programação incluiu ainda aulas de ioga, trilha com a Fada Arco-Íris, brincadeiras infantis e pintura facial, entre outras atividades. A professora Fernanda Rausch Kirsch aproveitou as atividades lúdicas com os filhos gêmeos Bernardo e Eduardo, de três anos. “Ações como essa são importantes, pois podemos vir em família e as crianças podem explorar sua criatividade”, afirmou.

A iniciativa integrou a programação do Outubro Rosa, mas, como o mês também é voltado à atenção à saúde da pessoa idosa e conta com o Dia das Crianças, a proposta foi olhar para a população em sua integralidade, considerando também as famílias. A secretária destacou a participação de integrantes dos departamentos de políticas voltadas à mulher, ao homem, à pessoa idosa, à criança e ao adolescente no evento.

Betina adiantou que, para o mês de novembro, já estão sendo planejadas ações voltadas à saúde do homem, dentro da campanha Novembro Azul. Entre as atividades, está previsto um novo Dia D da Saúde, com todas as unidades abertas e programações especiais sobre o tema.

Sair da versão mobile