EDUCAÇÃO
Segundo dia da FEMICTEC reúne ciência, cultura e protagonismo estudantil em Novo Hamburgo

Mais de 190 projetos de pesquisa movimentam a 12ª edição da Feira, que envolve 91 escolas da rede municipal
A 12ª Feira Municipal de Iniciação Científica e Tecnológica (FEMICTEC) segue movimentando os pavilhões da Fenac nesta sexta-feira (05/09). O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SMED), oportuniza o compartilhamento de aprendizagens a partir do ensino pela pesquisa, envolvendo 52 Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) e 39 Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs).
Ao todo, são mais de 190 projetos distribuídos entre cinco áreas do conhecimento: Língua Materna, Língua Estrangeira Moderna, Arte e Educação Física; Matemática; Ciências da Natureza; Ciências Humanas (História e Geografia); e Ensino Religioso.
Entre os projetos expostos, está “A Passagem do Tempo na Cultura Indígena”, desenvolvido pelas alunas Luiza Bueno, 9 anos, Laura Beatriz Silverio, 9, Julia de Oliveira, 10, e Eduarda Correa Mendes, 10, do 4º ano da EMEB Martha Wartenberg, sob orientação da professora Iara da Silva. Sobre a pesquisa, Laura destacou: “Nosso projeto visa promover o reconhecimento e a valorização da diversidade dos povos indígenas”. O grupo estudou os calendários, os hábitos alimentares e os utensílios utilizados por diferentes povos originários.
Outro trabalho apresentado foi “IA: A Mente Mágica que Ajuda e Assusta”, da turma do 4º ano da EMEB Francisca Saile. Os alunos Lorenzo Tavares, 10 anos, Samuel Lencina, 9, Isabella Zorzi Cardoso, 9, e Tabatha Santos da Silva, 9, foram orientados pela professora Mariana da Luz. Segundo Samuel, “estudamos a tecnologia e a IA e o porquê de mesmo ela sendo uma ferramenta muito útil pode nos oferecer muitos riscos às pessoas”.
Na EMEB Nilo Peçanha, as alunas do 7º ano Júlia Franco (12 anos), Gabriela Souza (12 anos) e Daniela da Motta (12 anos) desenvolveram o projeto “Feminicídio: Rompendo o Silêncio para Sobreviver”, orientado pela professora Tatiane Gutheil. Júlia destacou: “Esse projeto é muito importante para nós mulheres e para toda a sociedade, porque é um tema relevante e precisamos conscientizar as pessoas. Se você estiver passando por alguma violência, ligue para o 180”.
Além da mostra científica, a programação da FEMICTEC inclui também a 8ª Olimpíada Municipal de Robótica, que amplia os desafios na área da tecnologia. O encerramento do evento será neste sábado (6), com exposição dos trabalhos até as 9h30 e, em seguida, a entrega das premiações das pesquisas e da Olimpíada, a partir das 10 horas.