NOVO HAMBURGO
Segurança Pública reforça atenção às escolas na volta às aulas em Novo Hamburgo

Ação mobiliza Guarda Municipal, forças de segurança da região e empresas privadas para proteger escolas após ameaças
As aulas na rede municipal de Novo Hamburgo foram retomadas nesta terça-feira (12/08) com atenção reforçada à segurança, após as ameaças de ataque que levaram à suspensão das atividades nos dias 8 e 11 de agosto. A Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP), por meio da Guarda Municipal (GMNH) e do Observatório da Segurança, desenvolveu estratégias específicas para garantir o atendimento e a cobertura das escolas da rede.
A operação conta com o apoio das guardas municipais de Campo Bom, Estância Velha, Gravataí e São Leopoldo, além de empresas privadas de segurança que cederam agentes para atuar em algumas unidades, sem ônus ao Município.
O efetivo administrativo da GMNH e servidores que participavam de cursos de qualificação foram remanejados para pontos fixos em escolas, enquanto todos os inspetores-chefe e de inspedores de serviço da corporação participam do monitoramento escolar através de rondas. Além disso, servidores da SMSP monitoram em tempo real as escolas que tem câmeras de videomonitoramento.
Por questões estratégicas, as escolas com agentes fixos, o número do efetivo e os horários das rondas não serão divulgados, a fim de preservar a eficácia do trabalho da Guarda e das demais forças de segurança.
“Nenhuma escola da rede municipal está desguarnecida. Seja com a presença de agentes ou com rondas, estamos realizando a cobertura de todas as unidades do Município”, afirma o diretor da GMNH, Emerson Edinei Lopes.
A SMSP ressalta que realiza ações permanentes, dentro do Programa Escola Mais Segura, que já promove patrulhamento escolar, videomonitoramento, protocolos de conduta e uso de tecnologia para ampliar a segurança. O objetivo é assegurar que as escolas municipais sejam ambientes seguros, acolhedores e propícios ao desenvolvimento integral dos alunos.