NOVO HAMBURGO

Transformação digital é tema da quarta edição do Capacita OAB + PMNH

Procuradores da PGE-RS apresentaram conceitos e aplicações voltados a processos no setor público

A necessidade de inovar no setor público para melhorar processos foi o tema da palestra “Transformação Digital: Competências para o Futuro”, realizada nesta quinta-feira (18/09), no auditório do Centro Administrativo Leopoldo Petry. Ministrado por procuradores estaduais, o encontro integrou a quarta edição do ciclo Capacita OAB + PMNH.

Os convidados foram a supervisora do Escritório de Gestão Estratégica e Inovação (EGEI), coordenadora da Assessoria de Informática e responsável pelo Laboratório de Inovação, procuradora Lisiane Negruni, e o supervisor do Escritório de Gestão de Dados e da Informação (EGDI), procurador Tiago Cury, ambos da Procuradoria-Geral do Estado do RS (PGE-RS).

Os painelistas apresentaram conceitos ligados à transformação digital em quatro pilares: tecnologia como meio, usuário no centro, dados como ativo estratégico e cultura da inovação. Eles destacaram que, ao tratar do tema, a tecnologia deve ser entendida como ferramenta, mas que a verdadeira chave está na mudança cultural das organizações.

“O desafio é trazer a tecnologia junto a processos, pessoas e governança, mudando uma cultura criada em cima do papel”, analisou Cury. “Não temos mais como promover eficiência administrativa se não inovamos. Tecnologia é meio, mas precisamos focar nas pessoas e nos processos”, completou Lisiane.

Na visão dos palestrantes, a busca pela “maturidade digital” no serviço público é fundamental para atender às expectativas do cidadão, que espera do setor público a mesma experiência oferecida pelo setor privado. Hoje, por meio de aplicativos, é possível solicitar e receber serviços de forma simples, sem enfrentar filas presenciais, ainda comuns em alguns órgãos públicos, por exemplo.

“Estamos saindo de um lugar que conhecemos, com salas físicas e escaninhos, para um lugar que desconhecemos e que precisamos construir. A transformação digital é a grande decisão de uma organização para utilizar as ferramentas disponíveis e prestar um serviço melhor”, afirmou Lisiane.

Nesse contexto, Cury e Lisiane também questionaram a manutenção de organogramas em formato de pirâmide na administração pública, ainda predominantes, em uma sociedade da informação que opera em rede. Eles defenderam a necessidade de maior integração entre departamentos, otimizando processos internos.

A procuradora municipal e presidente da Comissão da Advocacia Pública da OAB Novo Hamburgo, Fernanda Souza, destacou os questionamentos levantados para reflexão, como a percepção do usuário sobre os serviços oferecidos e os pontos em que é possível melhorar e inovar.

“A transformação digital não se trata apenas de sistemas tecnológicos à disposição, mas de como resolver problemas, desenhar processos e estabelecer fluxos que visem à melhoria do serviço. Foi uma verdadeira aula sobre a necessidade de pensarmos fora da caixa, especialmente no setor público”, afirmou Fernanda.

O Capacita OAB + PMNH é uma realização da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção Novo Hamburgo, em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Gestão, Governança e Desburocratização (SMGGD)

Sair da versão mobile