NOVO HAMBURGO
1ª Jornada Hamburguense de Professores reforça importância da leitura, escrita e formação continuada
Evento reuniu cerca de 1,6 mil profissionais da educação, com palestra internacional e anúncio da adesão ao Programa LEEI
A valorização da leitura, da escrita e da formação continuada foi o centro das atenções na 1ª Jornada Hamburguense de Professores, realizada nesta quinta-feira (14/08) no Teatro Feevale. O evento, organizado pelo Conselho Municipal de Educação (CME), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SMED) e apoio da Sicredi e Universidade Feevale, reuniu cerca de 1,6 mil profissionais da educação infantil e dos primeiros anos do ensino fundamental da rede municipal, além de conselheiros e convidados de municípios vizinhos.
A abertura oficial contou com apresentações culturais do Quinteto de Cordas do Polo Avançado do Núcleo de Orquestras Jovens de Novo Hamburgo, sob regência do maestro Ismael Almeida, e do grupo de Ballet Clássico da Escola Municipal de Arte Carlos Alberto de Oliveira – Carlão, com coreografia assinada pela professora Sabrina Armbrust.
O ponto alto da jornada foi a palestra “A docência, o currículo e o trabalho com a leitura e a escrita na infância”, ministrada por Ángeles Abelleira Bardanca, professora de Educação Infantil e chefe do Serviço de Organização e Inovação Educacional da região da Galícia, na Espanha. A convidada internacional apresentou reflexões sobre práticas pedagógicas que fortalecem o desenvolvimento da leitura e da escrita desde a educação infantil, defendendo a integração entre currículo e vivências significativas para as crianças.
A professora Ángeles afirmou que a leitura e a escrita não devem ser tratadas como um conteúdo isolado, mas como parte de toda a vida escolar, desde a educação infantil. “O principal é despertar o desejo nas crianças de aprender a se comunicar através das mais diversas linguagens”, destacou, citando como exemplos a artística, a musical e até mesmo a linguagem do próprio corpo.
Conforme a presidente do CME e professora da rede municipal hamburguense, Letícia Streit, Àngeles é uma inspiração para o trabalho na educação infantil e uma referência para os docentes do Vale do Sinos. “Nós estudamos profundamente um dos livros publicados pela professora, que é o Pulsar do Cotidiano de uma Escola da Infância, mas toda a sua obra e a sua trajetória nos inspiram para qualificar a ação pedagógica”, reforça.
O titular da SMED, André Luís da Silva, anunciou que a secretaria fará novamente a adesão ao Programa de Formação Continuada Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI), do Ministério da Educação (MEC). Essa iniciativa visa capacitar professores da educação infantil para desenvolverem a leitura e a escrita nas crianças desde os primeiros anos de vida. “Estou muito contente em ver esse teatro lotado, porque entendemos que momentos como esse são essenciais para discutir, ouvir e buscar qualidade na educação”, afirmou.
O reitor da Universidade Feevale, José Paulo da Rosa, ressaltou a relevância de debater temas ligados à alfabetização, leitura e escrita desde a educação infantil, lembrando que seu próprio gosto pela leitura, na infância, contribuiu para o desenvolvimento da escrita e abriu portas em sua trajetória profissional.
Com espaço para perguntas do público, o encontro se consolidou como um momento de troca de experiências e incentivo à inovação nas salas de aula.