Connect with us

CULTURA

24ª Hamburgerberg Fest anuncia data e amplia programação para três dias

Evento também passará a ser realizado no primeiro semestre e, nesta edição, irá combinar as diversas expressões artísticas com um olhar especial aos 200 anos da Imigração Alemã.

 

Um dos maiores festivais de artes integradas do Rio Grande do Sul acaba de anunciar sua data para 2024 com novidades. A partir deste ano, a Hamburgerberg Fest passará a ocorrer no primeiro semestre e com um dia a mais. A 24ª edição será de 17 a 19 de maio, no Centro Histórico de Hamburgo Velho, em Novo Hamburgo (RS). A programação irá marcar também os 200 anos da Imigração Alemã, comemorados em 2024.

O evento acontece no Centro Histórico de Hamburgo Velho, o mais importante sítio histórico de origem alemã no Brasil, tombado em 2015 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O local reúne dezenas de casas históricas, museus e até mesmo uma gleba de terras remanescente das áreas dos primeiros colonos que habitaram a região, hoje transformada no Parcão – Parque Municipal Henrique Luiz Roessler.

Além dos aspectos da cultura e memória germânicas, a Hamburgerberg Fest evidencia a pluralidade das manifestações atuais. Serão três dias de música, dança, exposições de arte, museus abertos, feiras de artesanato, antiguidades e colecionáveis, cinema de rua, concurso fotográfico e, ainda, as delícias gastronômicas e as cervejas artesanais. A programação envolve diversos gêneros musicais, ao lado de exposições das mais diferentes inspirações e estilos. O público é formado por um amplo perfil, de todas as idades, em clima de encontro e celebração.

A 23ª edição, em outubro de 2022, contou com recorde de público, quando 45 mil pessoas passaram pelas ruas de Hamburgo Velho. Somente no Museu Scheffel e no Museu Comunitário Casa Schmitt-Presser foram oito mil visitantes registrados nos dois dias do evento. “Nos orgulha muito, como instituição, ser uma das realizadoras dessa festa que promove a cultura e valoriza o importante patrimônio que se tem aqui”, diz Angelo Reinheimer, curador da Fundação Scheffel e coordenador geral do evento.

24ª Hamburgerberg Fest é uma realização da Fundação Scheffel e Imago Produtora em correalização com a Secretaria Municipal da Cultura de Novo Hamburgo. A programação será anunciada em breve. Informações sobre as edições anteriores e podem ser obtidas no www.facebook.com/HamburgerbergFest/ ou no instagram.com/hamburgerbergfest/.

 

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados