NOVO HAMBURGO
Ação conjunta entre Novo Hamburgo e Estância Velha reforça segurança no bairro Rincão

Parceria foi motivada após diversas denúncias de moradores sobre tráfico de drogas
A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMMADU), com apoio das Guardas Municipais (GM) de Estância Velha e Novo Hamburgo, realizou na manhã desta quinta-feira (24/04) uma ação conjunta para fiscalizar moradores em situação de rua em espaços públicos. Os agentes encontraram drogas, facas e um apenado do sistema semiaberto com tornozeleira rompida.
O local mais crítico era a área sob o viaduto da BR-116, na Rua Rincão, limite com Estância Velha. Moradores da região relataram aos agentes inúmeras abordagens feitas pelos suspeitos, o que gerava insegurança. “Decidimos dar essa resposta à população. Fizemos abordagem para obter a identificação e a revista nos pontos em que há denúncia de tráfico de drogas”, destaca o inspetor da GM de Novo Hamburgo, Diego Silva.
No viaduto, foram abordados três homens e uma mulher. Um dos homens estava com a tornozeleira eletrônica rompida e possuía um mandado de prisão em seu desfavor, expedido pela comarca de São Leopoldo, por tráfico de drogas. Ele foi encaminhado para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Novo Hamburgo para registro.
Em outra abordagem, um casal resistiu à revista e precisou ser contido pelos agentes. Com o homem, foram encontradas uma faca longa, um facão e uma ferramenta ainda embalada, sem procedência, além de droga fracionada. Ele foi encaminhado para a Delegacia de Estância Velha, enquanto que a mulher foi liberada.
“É um trabalho importante para devolvermos os espaços públicos para uso livre da população, não para apenas alguns indivíduos. Isso se soma à limpeza de entulhos nas áreas ocupadas e a segurança do público que transita pelos espaços”, comenta o titular da SMMADU, Anderson Bertotti.
Já na Praça Centenário, apenas uma pessoa em situação de rua estava no local no momento da ação. O homem recolheu seus objetos pessoais e o material restante foi encaminhado para descarte pela SMMADU. A secretaria destaca que toda a ação foi realizada dentro da regularidade, com base na lei 3.275/2020. Além disso, as pessoas foram orientadas a buscar os serviços de assistência de Novo Hamburgo ou Estância Velha, para encaminhamento aos programas sociais.
