Connect with us

CAMPO BOM

Ação conjunta resulta na apreensão de aves silvestres em Campo Bom

Nesta quarta-feira (10/09), a Prefeitura de Campo Bom, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, apoiou a Polícia Civil em uma ação de fiscalização que resultou na apreensão de sete aves silvestres mantidas irregularmente em cativeiro.

No local, foram encontradas seis aves — trinca-ferro, cardeal, dois canários-da-terra, coleirinho e azulão — além de um exemplar híbrido (pintagol). Nenhuma delas possuía a devida autorização do órgão ambiental competente. Apreender e manter em cativeiro animais silvestres é proibido por legislação federal e estadual.
Os animais foram recolhidos e encaminhados para os procedimentos legais cabíveis.

A operação contou com a participação da fiscal ambiental do município e de um médico-veterinário da Prefeitura, que prestaram apoio técnico no atendimento às aves.

A secretária de Meio Ambiente, Ana Luiza Orsi, destaca a importância da ação: “Manter aves silvestres em cativeiro sem autorização é crime ambiental e coloca em risco tanto os animais quanto a biodiversidade. Nosso compromisso é reforçar a fiscalização e a conscientização, sempre em parceria com os órgãos competentes, para proteger a fauna e garantir o equilíbrio ambiental.”

A Secretaria de Meio Ambiente reforça que a única maneira legal de ter aves é mediante o processo formal do IBAMA, por meio de criadores registrados. E isso se aplica somente aos passeriformes. Para outros tipos de aves não existe possibilidade de se ter em cativeiro. Ainda, importante ressaltar que as denúncias sobre crimes contra a fauna podem ser feitas diretamente junto ao órgão ou aos canais oficiais de segurança pública.

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados