Connect with us

NOVO HAMBURGO

Adolescentes são público-alvo de Campanha Temporária de Vacinação para HPV

Novo Hamburgo tem cerca de 5,5 mil jovens nesta faixa etária que ainda não se protegeram contra a doença

Desde segunda-feira (05/05), adolescentes e jovens entre 15 e 19 anos têm uma nova chance de se proteger contra o papilomavírus humano (HPV), um dos principais causadores do câncer de colo do útero e outras doenças graves.

O Ministério da Saúde lançou a Campanha Temporária de Vacinação que também é realizada em Novo Hamburgo. A vacina, de dose única, é disponibilizada na rede municipal de saúde para meninas e meninos de 9 a 14 anos.

Ocorre que agora, durante o período da campanha, o público-alvo foi ampliado para jovens de 15 a 19 anos. Estima-se que em Novo Hamburgo existam 5,5 mil pessoas nesta faixa etária que ainda não se protegeram. “Os adolescentes não vacinados, além das consequências para a própria saúde, são potenciais transmissores do HPV. Por isso, pedimos que os jovens procurem o serviço de saúde para receber a vacina que é gratuita”, destaca a secretária municipal de Saúde Betina Espindula.

O HPV é um vírus que afeta a pele e as mucosas, sendo a infecção sexualmente transmissível mais comum no mundo. Existem mais de 200 tipos de HPV, alguns dos quais podem causar verrugas genitais, enquanto outros têm relação com tumores malignos, como o câncer do colo do útero, ânus, pênis, boca e garganta.

A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção, aliada ao uso de preservativos, que ajudam a reduzir o risco de contágio.

Para garantir a proteção, basta procurar qualquer unidade de saúde (com exceção das Unidades de Saúde da Família Getúlio Vargas e Palmeira) e Casa de Vacinas. A campanha segue até 31 de julho.

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados