NOVO HAMBURGO
Agentes de Saúde e de combate a endemias participam de treinamento com SAMU
Ao todo, 116 profissionais receberam capacitação sobre primeiros socorros
Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE), participaram de mais uma etapa do curso Técnico do Mais Saúde com Agente, a segunda realizada no mês de agosto. No encontro, que ocorreu na sexta-feira (22/08), no auditório do Centro Administrativo Leopoldo Petry, 116 profissionais receberam orientações da equipe do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (SAMU) de Novo Hamburgo.
A capacitação tratou sobre princípios gerais de primeiros socorros, sinais vitais, avaliação inicial da vítima e prioridades no atendimento. Além disso, falou sobre obstrução de vias aéreas por corpo estranho ou engasgo, queimaduras e quando é necessário acionar o socorro.
A atividade foi ministrada pela coordenadora do SAMU, enfermeira Tainah Lindner, e os técnicos de enfermagem Raul Fuhr, Vinicius Borges e Nilmar Castro da Silva, além do apoio de Luana Barcellos.
Um dos momentos práticos do curso foi a realização de reanimação cardiorrespiratória, além da manobra de Heimlich, técnica utilizada para situações de engasgo.
Conforme a enfermeira de Família e Comunidade Patrícia Ana Müller, que atua como preceptora do curso técnico, essa qualificação é importante porque no caso das urgências, cada minuto importa. “Com isso ampliamos o conhecimento para pronta resposta dentro das comunidades, como por exemplo, no caso das urgências nos domicílios durante suas visitas, o que pode salvar vidas”, explica.
O Projeto Mais Saúde com Agente é uma parceria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com o Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS). A formação segue até o mês de dezembro, com encontros coletivos, individuais e por territórios de atuação.