Connect with us

NOVO HAMBURGO

Agentes de saúde recebem capacitação sobre tuberculose

A doença tem cura e o tratamento é gratuito

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) concluiu nesta terça-feira (06/05) a capacitação de agentes comunitários de saúde no enfrentamento à tuberculose. A formação envolveu mais de 200 profissionais. O primeiro momento aconteceu no mês de abril. Na ocasião foram abordados assuntos como prevenção, sintomas, diagnóstico e tratamento, além de ética e sigilo no cuidado das pessoas com tuberculose.

Conforme a enfermeira e coordenadora do Serviço de Tisiologia da SMS, Cristina Manente Cruz, o agente de saúde é um profissional chave. “Ele atua no seu território, identificando sintomáticos respiratórios e no monitoramento de pessoas que tratam tuberculose”, comenta. Cristina reforça que a tuberculose tem cura, mas a busca por atendimento deve se dar tão logo os sintomas sejam identificados.

Há dez anos atuando como agente no bairro Lomba Grande, Luciara Denise Lima de Souza aprovou o momento de estudo. “Eu acredito que é muito importante a gente ser capacitado para conseguir identificar. Se eu sei que um paciente com tosse recorrente pode ser uma suspeita de tuberculose, isso ajuda no meu trabalho e no cuidado com as pessoas”, disse.

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode atingir outros órgãos como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). Pode ser confundida com uma gripe e evoluir durante meses sem que a pessoa infectada saiba, ao mesmo tempo em que transmite a doença para outras pessoas. Cada paciente com tuberculose pulmonar que não se trata, pode infectar em média 10 a 15 pessoas por ano.

Em Novo Hamburgo, 82 pessoas estavam em tratamento até 6 de maio contra tuberculose. Em 2024, foram 187 pessoas diagnosticadas com a doença e 177, em 2023, sendo que destes casos de 2023 a 2024, seis eram de crianças abaixo de 12 anos.

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados