Connect with us

NOVO HAMBURGO

Aplicativo MixMob está disponível para usuários do transporte coletivo hamburguense

Sistema de Bilhetagem Eletrônica (SBE) e o cartão MixMob também já entraram em funcionamento

O aplicativo do novo transporte, chamado de MixMob, já está disponível nos dispositivos móveis. Para celulares Android, na Play Store da Google, o link de acesso é https://play.google.com/store/apps/details?id=br.mobilibus.mixmob. Já para iOS, na loja da Apple, o link é https://apps.apple.com/br/app/mixmob/id6499344010. O app permite o acompanhamento da localização do ônibus e identificação das linhas.

Sobre a venda de vale-transporte, uma informação importante e que traz praticidade aos funcionários das empresas. Os créditos de vale-transporte estarão automaticamente inseridos nos cartões dos trabalhadores, sem que se precise fazer recargas de maneira presencial. As empresas é que entram no portal do MixMob, cadastram seus funcionários e realizam a aquisição dos créditos para cada colaborador registrado no sistema.

Em relação às gratuidades no transporte público (pessoas idosas e com necessidades especiais), garantidas por lei, além do cartão amarelo, o sistema conta com tecnologia de reconhecimento facial que dispensa mais outro tipo de conferência, sendo um controle que até então não existia em Novo Hamburgo e ainda é novidade em muitas outras cidades.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação também está em constante contato com a empresa Visac-RS, responsável pelo transporte coletivo da cidade, exigindo que a grade de horários e as linhas de ônibus sejam cumpridos em sua integralidade o mais rapidamente. O Município entende que a mudança radical após mais de 50 anos com as antigas empresas é complexa e com eventuais transtornos nos primeiros dias, o que demanda algum tempo de adaptação. “Pedimos desculpas pelo atraso em alguns horários devido a problemas variados, mas estamos em contato permanente com a empresa para que isso seja superado o quanto antes”, enfatiza a secretária Roberta Gomes de Oliveira.

Sobre os atrasos, diversos usuários reclamaram do atraso ou da ausência de ônibus em alguns horários, principalmente no início da manhã desta segunda-feira (29/04), primeiro dia útil de atuação do novo sistema e da Visac-RS em Novo Hamburgo.

 

Estudantes e usuários ocasionais

No caso de haver necessidade imediata para estudantes e usuários do cartão “Avulsos”, a aquisição de créditos pode ser realizada de forma presencial nos endereços físicos e fixos:
* Largo Povo de Canelones (ao lado das bancas da Praça do Imigrante);
* No posto de atendimento do Sistema de Bilhetagem Eletrônica (SBE), situado junto à Estação Rodoviária Normélio Stabel (Rua Três de Outubro, 667, bairro ideal, no térreo).

A venda de passagens está sendo feita mediante pagamento em dinheiro e por PIX ou cartões de débito e crédito. A passagem também pode ser paga em dinheiro na hora do embarque a qualquer momento.

 

Prorrogado recadastramento na Casa das Artes

Em relação ao recadastramento na Casa das Artes, que se encerraria na sexta-feira passada, a Comur prorrogou o prazo. O atendimento no local segue nesta semana até sexta-feira (03/05) (a exceção será o feriado nacional da quarta-feira (1º/05), Dia do Trabalhador, quando não haverá expediente). O horário de atendimento segue o mesmo, das 8h às 14 horas, exclusivamente em dias de semana. A Casa das Artes fica na Av. Primeiro de Março, 59, em frente à Plataforma 1 do Paradão.

Já a Diretoria de Transporte da Prefeitura de Novo Hamburgo coloca em funcionamento o Centro de Operações e Atendimento ao Transporte Público – COATP para esclarecimentos de dúvidas. É possível esclarecer dúvidas quanto ao novo sistema de transporte público por meio de WhatsApp: (51) 9828-2070, (51) 9818-8263. Você também pode falar com a equipe através dos números (51) 99468-9756 e (51) 99469-1426, que são somente para ligação. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A Comur também tem dois pontos de venda de passagens: Largo Povo de Canelones (de segunda a sexta, das 8h às 18h, e sábadoss das 9h às 13h) e o Ponto de atendimento SBE junto à Rodoviária Normélio Stabel (segunda a sexta, das 8h às 16h). O telefone e whatsapp é o 3035-2866.

 

Visac-RS esclarece dúvidas

A Visac-RS esclarece que toda a sua equipe está envolvida no trabalho para melhor atender o cidadão de Novo Hamburgo. Não procede a informação de que não há ônibus suficientes para atender a demanda. Desde as 4:50 desta segunda-feira, os veículos começaram a sair da garagem para cumprimento dos itinerários e horários.

Os atrasos registrados durante a manhã serão analisados no final do expediente com a leitura do sistema, mas podem ter ocorrido por dificuldades com tecnologia embarcada (bilhetagem eletrônica). Não há registro de linhas que não tenham sido cumpridas.

Reclamações de ônibus com muitos passageiros pode ser reflexo de alguns atrasos, fazendo com que usuários “da próxima viagem” acabe pegando aquela em curso.

A Visac trabalha com cinco tamanhos de veículos, que vão de 16 passageiros (vans) aos articulados, para 60 passageiro sentados, mais a quantidade de passageiros que ficam em pé de acordo com a NBR 15.570.

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados