Connect with us

NOVO HAMBURGO

Após quatro anos, Fernandinho Lourenço retorna ao Solidariedade

Presidente da Câmara em 2023, parlamentar assinou a ficha no partido nesta quarta-feira

O vereador hamburguense Fernandinho Lourenço se afiliou ao Solidariedade na tarde desta quarta-feira (03/04). Depois de 4 anos, o vereador retorna ao partido em que se elegeu vereador pela primeira vez, no ano de 2016. O parlamentar estava sem partido desde dezembro de 2023, quando foi convidado a se retirar do PDT pela executiva estadual.

O convite para retornar ao Solidariedade surgiu através do Presidente Municipal Derli Goetz e do Presidente Estadual Cláudio Janta, em um processo de reconstrução do partido na cidade. “É bom estar de volta em um partido que sempre me recebeu bem, e que está em crescimento a cada nova eleição”, declarou o parlamentar ao TH.

Nas últimas eleições municipais, Fernandinho foi o segundo vereador mais votado na cidade e agora é o maior líder dos solidários na cidade. O partido volta a ter uma cadeira no legislativo. A dúvida é qual o candidato a prefeito que o partido irá apoiar.

 

Atuação

Em 2023, Fernandinho Lourenço foi presidente da Câmara dos Vereadores de Novo Hamburgo. Durante o período, sua administração se destacou por duas iniciativas significativas, dentre tantas outras: a renovação da frota de veículos da Câmara e a implantação de energia solar, visando não apenas a economia financeira, mas também a promoção da sustentabilidade.

Ao assumir a presidência, Fernandinho identificou a necessidade de atualizar a frota de veículos da Câmara Municipal. Com base em critérios de eficiência energética e menor impacto ambiental, a gestão investiu na aquisição de veículos mais modernos e ecologicamente corretos, uma vez que os veículos anteriores foram adquiridos em 2011.

Outra medida importante implementada durante a gestão de Lourenço foi a instalação de sistemas de energia solar nas dependências da Câmara Municipal. A iniciativa visa reduzir os custos com energia elétrica e, ao mesmo tempo, diminuir a emissão de carbono da instituição.

 

Proposta de transparência na Educação

Neste ano, o parlamentar do Solidariedade vai apresentar em breve um Projeto de Lei que buscará dar mais transparência aos investimentos realizados nas escolas públicas municipais. O PL n° 5/2024 visa instituir a Política Transparência Ativa e Dados Abertos das Escolas Públicas Municipais de Novo Hamburgo.

Conforme o projeto, a ideia é possibilitar que a população hamburguense possa ampliar a transparência dos dados e informações das Escolas Públicas Municipais, além de estabelecer uma maior relação e interação entre a comunidade escolar e a Administração Pública, fomentar o controle social e participação cidadã nas políticas educacionais, permitir o conhecimento público da alocação dos recursos nas escolas municipais e garantir que o cidadão possa exercer seu direito de fiscalização sobre a utilização do dinheiro público.

A expectativa é de que a proposta vá ao plenário da Câmara nas próximas semanas.

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados