Connect with us

NOVO HAMBURGO

Capacitação marca comemoração ao mês do turismo em Novo Hamburgo

Evento reuniu profissionais do setor para valorização da história local e fortalecimento do turismo

Em celebração ao mês do turismo, a Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (SMDEIT), com apoio do Sicredi, promoveu na última terça-feira (06/05) o evento “Redescobrindo os Caminhos de Novo Hamburgo”. Realizado na Fundação Ernesto Frederico Scheffel, o encontro teve como foco a valorização da história local e a qualificação dos profissionais que atuam no setor turístico do Município.

A programação foi voltada a guias, agentes e operadores de turismo, e incluiu uma apresentação sobre os atrativos turísticos e o patrimônio histórico de Novo Hamburgo. Em seguida, os participantes realizaram visitas técnicas à própria Fundação Scheffel e ao Museu Comunitário Casa Schmitt-Presser. O secretário Municipal de Cultura (SMC), Angelo Reinheimer, foi um dos palestrantes do encontro, abordando o tema “Conhecendo a História de Novo Hamburgo” para os 30 profissionais presentes. A SMC também apoiou a realização do evento.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Daiana Monzon, destacou o papel do projeto como uma estratégia de valorização do Município como destino turístico. “Estamos aqui na Fundação Scheffel com o primeiro encontro do projeto Turismo em Rede, onde queremos que tanto turistas quanto a população local reconheçam Novo Hamburgo como uma cidade turística. A ideia é redescobrir o Município e fazer com que qualquer pessoa que esteja por aqui saiba indicar os pontos turísticos da cidade, incluindo os de Lomba Grande e demais localidades”, afirmou.

A diretora de Turismo da SMDEIT, Juliane Mello, ressaltou o objetivo da ação e a importância de envolver os profissionais locais. “O projeto Turismo em Rede inicia com o convite aos guias de turismo da região para redescobrirem Novo Hamburgo. A cidade tem um grande potencial turístico e é nosso papel destacar sua história e cultura para que esses profissionais compreendam e reconheçam o Município como um destino. Dentro do projeto, estão previstas outras agendas com todo o trade turístico, incluindo hotelaria, bares, restaurantes e demais segmentos que envolvem a recepção ao turista”, explicou.

Para a guia de turismo Mara Sandra, o evento reforça a importância da atuação profissional no setor. “Nossa profissão é regulamentada e é fundamental que, em qualquer cidade, as pessoas procurem guias de turismo credenciados. São esses profissionais que detêm o conhecimento sobre a história, os endereços e os atrativos principais do local. Novo Hamburgo tem um turismo de negócios bastante ativo, mas também possui um patrimônio cultural riquíssimo que precisa ser apresentado aos visitantes. O guia é o elo entre o turista e a cidade, garantindo uma experiência completa e segura”, pontuou.

Representando a categoria, a presidente do Sindicato Estadual dos Guias de Turismo do Rio Grande do Sul, Rosane Feltrin, valorizou a iniciativa da Prefeitura. “O Departamento de Turismo de Novo Hamburgo nos convidou para participar deste evento tão importante para a nossa categoria. Precisamos conhecer nossas cidades, especialmente as próximas da capital, como Novo Hamburgo. Assim, conseguimos mostrar aos turistas — principalmente os que vêm a negócios e têm pouco tempo — tudo o que há de mais interessante em termos de história, cultura e gastronomia. Os guias precisam ser inseridos nessas rotas e reconhecidos como profissionais habilitados, com credenciamento do Ministério do Turismo”, destacou.

A equipe da SMDEIT presente no evento contou com a diretora de Empreendedorismo, Tamires Becker; a turismóloga Luciana Quaiato; e a assessora Alessandra da Rosa. Pela Secretaria de Cultura, participou a diretora Administrativa Amanda Becker.

A tarde foi marcada pela troca de experiências culturais e integração entre os participantes. A abertura e o encerramento contou com trilha sonora ao vivo do violinista Leandro Melo e um momento de networking, acompanhado de um café colonial oferecido pelos empreendedores da rota turística Caminhos de Lomba Grande.

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados