NOVO HAMBURGO
Casa da Vacina aplica 143 doses no primeiro sábado de outubro
Unidade atenderá também nos dias 11, 18 e 25 buscando ampliar oferta à comunidade
A Casa da Vacina de Novo Hamburgo iniciou neste sábado (04/10) o atendimento especial de outubro, quando estará aberta em todos os sábados do mês. No primeiro dia de funcionamento ampliado, foram aplicadas 143 doses de diferentes imunizantes.
O atendimento ocorrerá também nos dias 11 e 25 de outubro, das 9 às 15 horas, sem fechar ao meio-dia. Já no dia 18, quando ocorre o Dia D de Multivacinação em todo o Brasil, o horário será estendido, das 8 às 17 horas. A ação nacional tem como foco a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes de até 14 anos, 11 meses e 29 dias.
A ampliação do atendimento, aos sábados, tem relação com o mês de outubro, que reúne importantes datas de conscientização, como o Mês do Idoso, o Outubro Rosa e o Dia das Crianças.
De acordo com a gerente de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Letícia Dutra, entre as vacinas disponíveis está a BCG, normalmente aplicada logo após o nascimento e que, em Novo Hamburgo, só pode ser encontrada na Casa da Vacina, às terças e quintas-feiras, e no Hospital Municipal.
“Acrescentamos a BCG também aos sábados, por conta da campanha de multivacinação, como forma de oferecer mais alternativas para a população atualizar sua carteira de vacinas”, explicou Letícia.
Embora o foco principal seja a atualização da carteira vacinal de crianças e adolescentes de até 15 anos, a Casa da Vacina estará aberta para todos os públicos.
“Muitas pessoas não conseguem comparecer durante a semana. A abertura aos sábados garante maior acesso. Ainda que o número de vacinados pudesse ser maior, já é um resultado importante, porque distribui a procura e amplia as oportunidades de imunização”, destacou a gerente.
Ela reforça ainda a necessidade de o Município atingir as metas de vacinação, já que o não cumprimento pode inviabilizar o envio de recursos para a área da saúde.