Connect with us

NOVO HAMBURGO

Coluna Política de Novo Hamburgo

O vereador que deu “godô”

O vereador Vladi Lourenço, que se elegeu pelo PSDB na última legislatura, articulou sua filiação com diversos partidos políticos na cidade, e na quinta-feira da semana passada havia anunciado sua filiação ao União Brasil, repercutindo na imprensa a foto dele junto com o deputado federal e presidente estadual do partido, Luiz Carlos Busato, e o presidente do partido na cidade e vice-prefeito Márcio Lüders. Porém, na sexta feira, no último dia, ele tirou outra foto e gravou vídeo se filiando ao Podemos, partido presidido pelo vereador Ito Luciano na cidade, e que vem investindo pesado em cargos de confiança e em recursos para a campanha, para fazer filiações na cidade. Deu um legítimo “godô”, na gíria popular, mentiras e enrolação.

 

O “preço político” de uma filiação

Dois cargos de confiança na casa de 10 mil reais… é isto que circula nas rodas de conversa de que havia candidatos pedindo para se filiar. A coluna não vai levantar nomes, mas vai registrar a informação de bastidor. É de se pensar até onde podem chegar certos políticos na luta pelo poder…

 

Filho caiu do CC na Assembléia

Como consequência do “godô” que aplicou no União Brasil, o vereador Vladi colheu a demissão do seu filho Henrique da Silva Lourenço, que chegou a ser nomeado num cargo de assessor do Deputado Estadual Aloísio Classmann, onde receberia cerca de 5 mil reais por mês. A exoneração foi publicada no Diário Oficial da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira, dia 10 de abril.

 

PL teria filiado 3 empresários?

O PL teria filiado 3 empresários da cidade para concorrer a prefeito ou vice, com o apoio de Bolsonaro. E qualquer um dos três nomes pode aparecer numa chapa majoritária em NH. Um empresário vem do ramo do comércio e já presidiu a ACI/NH-CB-EV. Outro empresário vem da área de serviços e já presidiu o CDL NH. E, por fim, o último empresário vem do ramo da indústria, e teria presidido o sindicato do seu ramo de atividades no RS.

 

Reunião dos deputados do frentão

No início da próxima semana acontecerá uma reunião dos deputados com domicílio eleitoral na cidade, e que compõe o centrão: Redecker, Delegado Zuco, Tenente Zucco e Issur devem tomar um café e começar a traçar os rumos que o PSDB, Republicanos, PL e PP irão tomar nas eleições de outubro. As pesquisas em mãos de algumas lideranças do frentão deixaram animados alguns, que na soma de intenção de votos dos seus candidatos teriam uma vantagem.

 

Vai ser difícil a união da esquerda

PT já está numa federação com o PCdoB, mas ainda tem que tentar unir com PSOL e com o PDT. O sonho dos eleitores de esquerda é que o grupo de partidos que representam a esquerda consigam se reunir e articular uma única candidatura para enfrentar o atual governo do MDB, e principalmente o bolsonarismo, representado pelas candidaturas do frentão de PP, REP, PL e PSDB. Nos bastidores, quem conhece o tamanho da mágoa que ficou com a saída de Tarcísio Zimmermann do PT, indo para o PDT, sabe que dificilmente a união irá ocorrer, ainda mais pelas mágoas de lideranças estaduais e regionais do Partido dos Trabalhadores. Porém, lideranças de esquerda próximas a Zimmermann tem a esperança que a vontade de vencer o bolsonarismo fique acima das diferenças e que o pragmatismo fale mais alto.

 

Pinga fogo da trairagem

– Apesar do boicote e traição por parte de alguns, o vereador Fernandinho Lourenço comemora a sua filiação ao Solidariedade, e ainda mais o grupo de pré-candidatos a vereança que o presidente do partido, Derli Goetz, conseguiu montar para manter a cadeira no legislativo.

– Naasom Luciano está silencioso quanto a informação de que Felipe Kuhn Braun se filiou ao PSDB, e já declarou que foi convidado para ser candidato a deputado estadual em dobradinha com Lucas Redecker, em 2026. O ex-vereador havia declarado que não concorreria em 2024, mas sim em 2026 novamente.

 

Pinga fogo eleitoral

– A pré-candidata a prefeita Tânia da Silva (MDB) vem gastando sola de sapato e já é presença confirmada em todos os eventos organizados pela prefeitura. Foi assim no show de Michel Teló, no aniversário da cidade no dia 05 de abril.

– O frentão já assimilou a saída do Deputado Gaúcho da Geral, que vai apoiar Tânia da Silva. Os dos candidatos do deputado na cidade, Rafael Lucas e Élcio Müller, concorrerão pelo Podemos e pelo MDB, respectivamente. De imediato, o deputado já vai indicar alguns CC´s dentro do governo municipal.

 

Pinga fogo da discórdia

– O que será que conversaram a prefeita Fátima Daudt (MDB), o Presidente Estadual do Republicanos Carlos Gomes, e os deputados estadual Delegado Zucco e federal Ronaldo Nogueira, numa reunião em Porto Alegre na semana passada?

 

Direito de perguntar

A pesquisa realizada por partido do frentão mostrou um desgaste muito grande da administração municipal por ter aumentado o IPTU. 70% dos entrevistados disseram sentir muito o aumento do IPTU na cidade. Um marqueteiro de renome já deu o norte de que o assunto vai render na campanha. Raizer Ferreira (PSDB) é o único pré-candidato a prefeito que votou a favor do aumento proposto pela prefeita. E Tânia da Silva é a pré-candidata que vai defender o legado e deve herdar a rejeição de Fátima. O fato pode prejudicar a pré-candidatura do tucano?

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados