NOVO HAMBURGO
Coluna Política – Novo Hamburgo
Por José B. Pinheiro
Bingo!
Assim como foi antecipado pela coluna política do TH, a fiel escudeira/assessora do prefeito Gustavo Finck (PP), Michella Medeiros Rodrigues, foi nomeada como sua Chefe de Gabinete. O cargo é de extrema importância e relevância no cenário político/administrativo, e a portaria 2577/25 foi publicada no dia 16/09/25, e retroage seus efeitos para o dia 10/09/25, exatamente como anunciamos na semana anterior. Antes ela estava nomeada como diretora de gestão integrada, também no gabinete do prefeito.
Caiu o alemão!
Após denúncias polêmicas de um deputado estadual da extrema esquerda, Leonel Radde (PT), à um cargo de confiança da extrema direita, Klaus Hanisch Schuh (PL), o prefeito Gustavo Finck (PP) decidiu não entrar em bola dividida e demitiu-o das suas funções junto ao seu gabinete. Radde é acusado por Klaus de tê-lo agredido, enquanto Radde acusou Klaus de fazer política e agressões contra ele próprio em pleno horário de trabalho, e pago (financiado) com recursos públicos da prefeitura hamburguense. Sobrou para o alemão, já que o prefeito hamburguense declarou que não quer ver funcionários públicos em polêmicas políticas que não tragam benefícios aos cidadãos de nóia.
Quem foi o pai da criança?
A coluna política do TH continua furando o jornalismo considerado de ponta na cidade, pois fomos (há algumas semanas atrás) o veículo de imprensa que informou a nomeação do conhecido Alemão Klaus (Klaus Hanisch Schuh) para exercer um cargo de confiança diretamente no gabinete do prefeito hamburguense. Nos bastidores corre a informação que a indicação política teria sido feita pelo PL, e avalizada pelo vereador Juliano Souto.
Perguntinha futurística!
Estamos quase na reta final do ano de 2025, e será que já é possível algum vereador responder se o acordo político firmado entre os vereadores – para a eleição do próximo presidente – para o ano de 2026, será cumprido?
Tiro no pé!
Após mais de 70 anos de utilização pública, a prefeitura está solicitando que o campo do Botafogo, incluindo toda área utilizada, no bairro Jardim Mauá, seja devolvido para o município. As intimações acontecem sem nenhum tipo de diálogo ou conversa com os interessados, o que vem gerando grandes polêmicas com a comunidade. O local fica em zona nobre no bairro, e a prefeitura diz que quer fazer uma área de lazer para a comunidade por ali. Moradores dizem que já existe o Parcão perto, que as praças que o bairro possui são mal cuidadas, e pedem para que a decisão seja revista.
Fala de Joelson foi repudiada pelos tutelares
O vereador Joelson de Araújo foi alvo de nota de repúdio enviada para a Câmara Municipal, por declaração considerada “criminosa” pelos conselheiros tutelares de nossa cidade. Durante pronunciamento na Tribuna do Parlamento municipal, o vereador teria declarado que as crianças precisam ser educadas em casa, e que pais devem “cagar a pau” os filhos que não fazem a coisa certa. No documento enviado ao legislativo, os conselheiros pedem para que o vereador se retrate publicamente; que a Câmara faça a leitura da nota publicamente em sessão do legislativo; e aplicação de medidas que evitem declarações que suscitem qualquer tipo de apologia à violência. Apesar de ser uma declaração forte por parte do vereador, na força de expressão e na cultura antiga, em tempos passados costumavam ser utilizados os termos ditos pelo mesmo.
Frase da semana
Depois do “vou te desmanchar a pau”, frase dita no calor da discussão pelo saudoso vereador Serjão Hanich (MDB), ao então vereador Enfermeiro Vilmar (POD), em legislaturas passadas, agora foi a vez de Joelson de Araújo (REP), na força de expressão, declarar: “pai tem que caga-lhe a pau o filho que não faz a coisa certa”, referindo-se a educação dos filhos.
Direito de perguntar
Os conselheiros tutelares já denunciaram e fizeram carta de repúdio à precária rede de apoio para as crianças e adolescentes, que são vítimas de todos os tipos de agressões e maus-tratos em nossa cidade? Ou passam pano para o governo local (atual e anteriores)?
Surge uma nova maioria?
Na sessão da Câmara no CTG Terra Nativa, chamava atenção a disposição das cadeiras: Professora Luciana (PT), Brizola (PT), Eliton Ávila, Ico Heming e Ito Luciano (todos hoje no Podemos, mas com passado PDTista) lado a lado, como se estivessem ensaiando uma nova coreografia política. Ironia ou estratégia, fica a impressão de que, se o prefeito não “agradar”, pode estar nascendo ali a maior bancada da Casa — e com peso suficiente para mudar o rumo da prosa.
Pinga fogo da curiosidade
– Se o acordo político para a eleição do próximo presidente do legislativo hamburguense for cumprido, o próximo mandatário na câmara deverá ser o liberal Juliano Souto (PL).
– Tem ocupante de cargo no primeiro escalão balançando na gestão municipal.
– E também tem cargo no primeiro escalão, responsável por uma das áreas mais sensíveis na cidade, que quase todos os dias trabalha somente até as 14h na prefeitura hamburguense, como se os assuntos de sua responsabilidade não necessitassem sua presença diuturnamente para solução dos problemas. Esta pessoa também estaria na corda bamba.
Deu ciúmes?
Não é bem assim, o que teria acontecido seria um leve “ciuminho” de um parlamentar para com outro de direita, mas a coluna sabe que os envolvidos irão negar. O vereador Juliano Souto (PL) convidou – na semana passada – para fazer uso da tribuna da Câmara de Vereadores, o deputado estadual Delegado Zucco (REP), que falou durante alguns bons minutos sobre seus projetos e ações enquanto representante no legislativo estadual. O vereador Joelson de Araújo (REP), que é do mesmo partido do deputado estadual e inclusive utilizou o sobrenome “Zucco” no seu material de campanha, teria ficado incomodado por não ter sido o protagonista do convite. Mas no final, todos teriam saído satisfeitos da sessão e a paz teria imperado entre os envolvidos.