Connect with us

DICAS

CONHEÇA O MINDFULNESS

Sabem aquela sensação de que nossa vida está passando muito rápido? Ou, de que estamos agindo como “robôs”, fazendo e repetindo rotinas automáticas no nosso dia a dia? É muito comum cairmos nessa armadilha. O excesso de trabalho, de pressão e de produtividade pode fazer com que estejamos constantemente preocupados com o futuro e/ou remoendo o passado. Podemos nos afundar em sintomas de estresse, ansiedade, insônia e até mesmo depressão. Ah, e sabem quando a gente desconta tudo na comida? Pois é. Isso pode significar que você anda preso no PILOTO AUTOMÁTICO.

E para nos ajudar a dar conta disso, surgiu um conceito importante dentro da Psicologia. O MINDFULNESS – traduzido para o português como Atenção Plena – foi trazido para a Psicologia através de estudos em cima de meditadores e da filosofia budista. Viram que os mesmos possuíam menores índices de adoecimento mental e conseguiam ter uma melhor qualidade de vida, mesmo diante de adversidades. E foi então que viram que Mindfulness era o elemento chave por de trás disso. Esse elemento define-se como a adoção de uma postura mais consciente e conectada com o aqui e agora, em que, através de alguns pressupostos, a pessoa entra de forma ativa tanto com a sua realidade interna (pensamentos, emoções, sensações), quanto com a realidade externa (o que acontece a sua volta).

Por ser considerado como uma espécie de “meditação da vida cotidiada”, nos ajuda a obter maior consciência e contato com o momento presente em nossas relações, no contato com nossas emoções e em maior clareza de nossos comportamentos, nos direcionando para o equilíbrio e para a escolha de ações mais saudáveis. Pode ajudar tanto para obtermos maior concentração e qualidade de atenção no nosso dia a dia, quanto para diminuir ansiedade, estresse, depressão, insônia, compulsão alimentar, entre outras desregulações emocionais.

O objetivo de Mindfulness é proporcionar maior lucidez através do autoconhecimento, facilitando na tomada de decisões, na diminuição de reatividade e no contato com uma vida mais conectada com seus valores e objetivos. Quem me “apresentou” esta prática foi a Psicóloga Marcela Bohn, você pode conferir mais no instagram @psicologamarcelabohn ou pelo whats 51.999132342. Você me encontra também no instagram @sabrinapirestv. Beijos no coração de todos e até semana que vem.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados