Connect with us

EDUCAÇÃO

Cuidador de Idosos: Saiba quais são as atribuições e os limites da profissão

Responsável pelos cuidados com a pessoa idosa, o profissional cuidador de idosos desempenha papel crucial para a promoção da qualidade de vida, estímulo da autonomia na terceira idade, defesa dos direitos dos idosos e para o combate da violência e da negligência. A profissão tem se tornado cada vez mais relevante no Brasil, uma vez que a população com mais de 60 anos de idade no país deve triplicar até 2050, conforme indicam os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com a orientadora de educação profissional do Senac Novo Hamburgo, Carol Engers Piumato, a demanda por profissionais da área tem aumentado significativamente nos últimos anos. “A busca não está ligada somente aos casos de adoecimento, pelo contrário. Com a longevidade, o que se espera é o auxílio do cuidador para a manutenção da autonomia e a promoção da qualidade de vida”, afirma.

A educadora explica que as funções do cuidador são relacionadas aos “fatores de bem-estar do idoso, tais como higiene, conforto, entretenimento, alimentação, mobilidade e saúde, de modo a zelar por sua integridade física, emocional e social”. Além disso, o profissional também deve identificar e estimular o protagonismo do indivíduo e atuar como elo entre a pessoa cuidada, a família e a equipe de saúde.

Por outro lado, Carol destaca que algumas atividades não integram as atribuições do cuidador e pondera limites da profissão. “A realização de procedimentos invasivos, procedimentos exclusivos de profissionais da saúde, curativos complexos, alteração da conduta/recomendação dos profissionais que acompanham o paciente, administração de medicamentos sem receituário médico e cuidado a outros membros da família, incluindo serviços domésticos, não fazem parte do trabalho do cuidador e é necessário ter precaução para não ultrapassar esses limites”, ressalta.

Em relação à capacitação, a orientadora esclarece que, entre teoria e prática abordadas ao longo do curso, são trabalhados “os fatores psicossociais que englobam essa etapa da vida, com atividades voltadas para o manejo do cotidiano da pessoa idosa”.

E para quem deseja ingressar na área, o Senac Novo Hamburgo está com inscrições abertas para o curso de Cuidador de Idosos. As aulas iniciam no dia 2 de abril e serão realizadas de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h. Para se inscrever, os interessados devem acessar o site da escola ou comparecerem presencialmente na rua Bento Gonçalves, 1537, no bairro Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3553-7350 ou pelo WhatsApp (51) 98496-0488.

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados