Connect with us

NOVO HAMBURGO

Dengue: ações marcam o Dia D contra o mosquito

O “Dia D Nacional de Combate à Dengue” foi marcado por ações promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde em Novo Hamburgo. Na Praça Punta del Este, a equipe da Vigilância em Saúde esteve orientando a população sobre as medidas preventivas e esclarecendo dúvidas sobre a dengue e o mosquito Aedes aegypti, vetor da doença.

Outra ação estratégica realizada neste dia foi a aplicação de inseticida nas unidades de saúde do município, já que estes são pontos de circulação de pessoas com suspeita da doença e a eliminação de qualquer foco do mosquito é fundamental.

“A proposta do Dia D é para que ocorra uma mobilização social, por isso tem o tema “10 minutos contra a dengue”. Para que a população tire esse tempinho do seu sábado para eliminar pontos de água parada nos seus pátios e casas, pois os recipientes pequenos são os responsáveis pela grande concentração de larvas e pupas do Aedes aegypti. O combate ao mosquito da dengue tem que ser de todos”, pontuou o secretário de Saúde, Marcelo Reidel. “Reforço que a população deve focar na eliminação dos criadouros do mosquito, principalmente em pratinhos de vasos de plantas, bebedouros de animais, recipientes para enraizamento de plantas, garrafas desprotegidas, baldes, entre outros”, complementou o secretário.

“O Dia D foi importante porque se soma a todas as ações de prevenção que estamos fazendo pela cidade, como as visitas das equipes do Projeto de Prevenção à Dengue nas residências, a aplicação de inseticida em pontos críticos, o uso de testes rápidos para identificação da doença, a capacitação de servidores, entre outras iniciativas”, avaliou a gerente em Vigilância em Saúde, Débora Spessatto Bassani.

Ainda como parte das ações do Dia D, um carro de som está percorrendo a cidade incentivando a população a dedicar parte de seu tempo para eliminar água parada em sua casa e pátio. Na sexta-feira, dia 1º, abrindo a mobilização, o Município realizou mutirão de recolhimento de entulhos em pontos críticos do Kephas e bairro Boa Saúde.

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados