Connect with us

EDUCAÇÃO

Doze escolas da rede municipal participam de feira de robótica no Colégio Pio XII

Participação das escolas dobrou nesta segunda edição do evento Robôs que Transformam

Tecnologia e inovação fora da sala de aula. Foi isso que alunos da Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo experimentaram nesta quinta-feira (23/10) no 2º Robôs que Transformam, evento realizado pelo Colégio Marista Pio XII em parceria com o Rotary Clube 25 de Julho e a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMED).

Ao todo, 12 escolas levaram os seus kits a competiram entre si nas provas desenvolvidas pela instituição. Os conjuntos, que permitem aos alunos testarem e criarem projetos nas próprias escolas, são entregues pelo Rotary Clube anualmente desde 2017, promovendo o contato com a robótica desde os primeiros anos do aprendizado escolar.

Em relação à primeira edição, realizada em 2024, a participação duplicou. O secretário da SMED, André da Silva, celebrou o crescimento do projeto e o engajamento das instituições. “A rede municipal tem muito potencial para trabalhar robótica dentro da escola”, destaca. Segundo ele, o evento reforça o compromisso da cidade com a inovação no ensino e a formação de alunos preparados para os desafios do futuro.

Uma das instituições participantes foi a Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB), Samuel Dietschi, que possui turmas de até 5º ano. Essa é a primeira participação da escola, que recebeu o seu kit de robótica neste ano. De acordo com a professora Águeda Back, que acompanhou a comitiva de 15 alunos e professores da escola até o evento, a novidade beneficia diretamente os estudantes, que agora têm a oportunidade de explorar conceitos como lógica, programação, construção e trabalho em grupo. “É muito importante o trabalho com a robótica na escola, pois desenvolve habilidades essenciais desde cedo”, comenta.

As alunas Manuella Silva, de 11 anos, e a Rebeca Vargas, de 9, integram a equipe da EMEB Samuel Dietschi, que foi até o Pio XII. Elas participaram de uma competição com carrinhos controlados remotamente, em que precisavam construir estruturas com blocos e transportá-las até o ponto de destino em um mini mapa representando o bairro Hamburgo Velho. Com orgulho, elas comentam que o projeto foi desenvolvido ao longo do ano letivo com muito treino e dedicação.

Parte fundamental para a realização do evento, o Rotary Club Novo Hamburgo 25 de Julho possui uma participação ativa na educação, um dos pilares do Rotary Internacional. Conforme o presidente da instituição, Afonso Nunes Pinto Jr., o projeto dos kits de robótica começou em 2015, com as primeiras distribuições às escolas em 2017. “Queremos aproximar as crianças da tecnologia e da robótica desde cedo, por meio da educação”, finaliza.

Além da EMEB Samuel Dietschi (bairro São Jorge), participaram as EMEBs Vereador João Brizolla (Canudos), Martha Wartenberg (Canudos), Presidente Castelo Branco (Canudos), Arnaldo Grin (Santo Afonso), Harry Roth (Santo Afonso), Francisca Saile (Roselândia), Presidente Getúlio Dornelles Vargas (Rincão), Presidente Prudente de Moraes (São Jorge), Monteiro Lobato (São Jorge), Presidente Nilo Peçanha (Ideal) e Anita Garibaldi (Canudos).

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados